CAA – Centro de Artes de Águeda

Categorias: Cultura

O design do Centro de Artes CAA / Águeda responde ao desafio de criar uma solução bem adaptada ao contexto (não só física, mas também cultural, económica e política), criando simultaneamente uma plataforma cultural de classe mundial. Uma abordagem racional do programa foi traduzida em um sistema projetado para maximizar a funcionalidade.

Edifício dedicado à Cultura, dividido em 3 grandes espaços: Exposições, Auditório para 631 lugares e Serviços Comuns, como é o caso do Café Concerto, dos Serviços Educativos, da Livraria, da Administração e das Reservas e Áreas Técnicas. O edifício é assim uma recolecção de peças independentes que se associaram criando um sistema claro, agrupado sobre uma rótula estratificada de relações internas.

O auditório proposto é o resultado um estudo profundo e de uma interpretação actual acerca deste tipo de equipamento e seu enquadramento. As soluções adoptadas visam a máxima eficiência possível respondendo a todas as necessidades solicitadas, sendo capaz da máxima eficiência em todos os espectáculos, teatro, concertos, conferências, cinema e todos os comuns a este tipo de equipamento.

Os materiais propostos são o betão à vista, no volume superior, que se solta do terreno, efeito conseguido com a solução de vidro preto proposta para o embasamento (cria uma zona de sombra cénica que maximiza a sensação de elevação flutuante do volume de betão).

As instalações técnicas foram pensadas atendendo a aspectos ecológicos e económicos, abrangendo as fases de construção e manutenção. Os sistemas serão concebidos com segurança, tendo em consideração a sua disponibilidade, o conforto, a funcionalidade, a sustentabilidade, a operacionalidade e a manutenção.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA
Projeto
CAA – Centro de Artes de Águeda
Cliente

CMA – Águeda Municipality

Localização

Águeda – Portugal


Arquitetura

AND-RÉ

Arquitetos Responsáveis

Bruno André + Francisco Salgado Ré


Equipa
Adalgisa de Castro Lopes / Ana Matias / Catarina Fernandes / Filipe Paixão / Inês Ferreira / Luís Diniz / Mariana Oliveira / Pedro Costa / Rui Israel / Sandra Paulo / Sara João / Sofia Mota Silva

Consultores

AFA / INACOUSTICS / GPIC / ARSUNA

Área

4.500

 

Data projeto

2010

Conclusão

2016/2017
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal