Cabanas in Comporta

“Eu quero que este lugar seja o meu retiro, se me der uma cama e uma banheira, eu sou feliz”. Foi este o pedido do nosso cliente das cabanas na Comporta, um pequeno projeto residencial.

O projeto inicial era apenas isso, um pequeno quarto em forma de cabana com uma banheira, o “módulo íntimo” como gostamos de lhe chamar. Gradualmente, as conversas com o cliente começaram-se a desenvolver e um novo módulo apareceu, o “módulo social”. Depois outra cabana para albergar o carro do cliente e também arrumos: “módulo de serviço”. E foi assim que naturalmente mais cabanas começaram a surgir e nesse momento perguntámos – porque não também uma piscina?

Como conhecedores locais, as cabanas tradicionais dos pescadores foram a nossa inspiração para a criação do projeto e do nosso sistema construtivo. Este tipo de cabanas está presente nesta área há muitos anos e são muito funcionais e rápidas de construir, um aspeto importante para o cliente. O verão quente do clima mediterrâneo e os mosquitos que são bem conhecidos nesta zona foram alguns dos desafios que contornamos.

Implementámos várias estratégias sustentáveis para reduzir a sensação de calor, como as palas devidamente calculadas em frente às janelas principais, panos de vidro com baixa emissividade e sistemas de sombreamento tensionados entre os módulos das cabanas. A orientação solar foi um factor chave para o posicionamento das cabanas assim como a direção do vento. O pavimento das cabanas é de cimento, aproveitando a sua capacidade de inércia térmica para controlar a temperatura interior. Desenhamos um sistema de persianas duplo (interior e exterior) que controla os ganhos solares durante o verão/inverno; a persiana exterior tem função dupla visto que têm fechos laterais que impede os mosquitos de entrarem.

Colaborámos com a Mima Housing que é um gabinete especializado em pré-fabricados que nos ajudou no processo do projeto. Usámos métodos de construção de pré-fabricação, como painéis sanduíche em OSB e juntas de madeira pré-fabricadas, inseridas no nosso projeto das cabanas. Quando as temperaturas extremas surgem, utilizamos painéis fotovoltaicos e bombas de calor para fornecer a energia necessária para aquecer ou arrefecer as cabanas.

 

O acabamento exterior é pinho nórdico que é um produto por si só sustentável. A técnica japonesa Shou Sugi Ban pareceu-nos a mais óbvia – sem toxinas e químicos envolvidos, sem necessidade de manutenção e ao mesmo tempo mostra a beleza dos veios da madeira. As cabanas pretas passam a pertencer à envolvente delicadamente colocadas entre os pinheiros bravos convidando-o a entrar e a partilhar os seus pensamentos.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Cabanas in Comporta

Localização
Comporta, Portugal

Arquitetura
Studio 3A + Mima Housing

Colaboração
Rui Lima

Equipa
Therezia Sloet tot Everlo

Engenharia
Prisminfinito

Paisagismo
Areias Verdes Limitada

Construção
Prisminfinito, Portilame

Fotografia
© Nelson Garrido

Ano de conclusão
2019

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Webinars Leca®

Inscreva-se!