Calçada do Lavra

Categorias: Multifamiliar

Trata-se da reabilitação de um prédio, presumivelmente construído em finais do séc. XIX, mas que apenas é licenciado em 1906, já contemplando dois sucessivos acrescentos. Trata-se de uma operação de baixo custo, destinada a recuperar um prédio que estava em risco de ruína.
O projecto, procura preservar a maior quantidade possível dos elementos originais do edifício – pavimentos e paredes – propondo a reformulação da compartimentação existente, que se caracterizava por apresentar espaços demasiado exíguos, de que resulta a criação de 8 apartamentos, dois dos quais duplex.
Tirando partido da necessidade da introdução de um ascensor, o átrio da entrada é redesenhado, e sugere um caminho que contorna o volume – solto – necessário à colocação deste equipamento. O novo desenho do átrio que amplia a sua dimensão original, enfatiza a perspectiva sobre a escada existente, que é mantida, permite uma melhor iluminação natural e propõe alguns jogos de escala e perspectivas cruzadas.
O esconso da cobertura foi aproveitado para desenhar um apartamento duplex que propõe um mezzanino para tirar partido da escala e permitir um desenho mais liberto para a superfície do forro do tecto/cobertura e dos pilares da estrutura – de madeira – existente.
Sempre que possível aproveitou-se o pavimento existente – madeira de pinho – e assumiram-se as emendas nas zonas em que devido à sua degradação foi substituído. As paredes e tectos são estucadas e pintadas de branco e jogam com alguns apontamentos em pedra lioz e madeira de bétula.
As portadas das janelas foram recuperadas e pintadas de branco, mantendo as ferragens originais. As portas de acesso aos apartamentos são também recuperadas, deixando marcas das anteriores intervenções e funcionando como apontamentos de cor e textura na escada.
A fachada exterior é pintada de branco na sua totalidade de modo a permitir que o desenho dos elementos que a compõem seja lido através da incidência da luz ao longo do dia.
TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Autor: Jorge Mealha
Equipa de Projecto: João Sítima, Rita Melancia, Teófilo Raposo, Gonçalo Silva, Pedro Hormigo, Ricardo Manaia
Local: Calçada do Lavra, 11 – 11A, Lisboa
Fotografia: João Morgado
Projecto: 2006 – 2008 Construção: 2010 – 2011

FOTOGRAFADO POR
PDFS
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE