Câmara Municipal de Seixal

Categorias: Cultura

O edifício da Câmara Municipal de Seixal está localizado num terreno íngreme no sentido leste-oeste, conformando uma edificação que dispõe as instalações para a prefeitura e os serviços técnicos, é o local de trabalho de aproximadamente 700 funcionários municipais.

O projeto nasceu de dois volumes ligados por um átrio e um espaço de distribuição. Estas incluem três níveis e conectados nos dois primeiros. As fachadas principais dos edifícios estão orientadas para o norte e o sul, permitindo o máximo de luz solar e grandes janelas com muito pouca proteção. A leste e oeste, as superfícies opacas são interrompidas por pequenas aberturas sombreadas composta por projeções em balanço.

O átrio é o lugar onde os usuários chegam e recebem atendimento, e é a tradicional praça cívica das cidades antigas, mas com uma abordagem contemporânea. O projeto é transparente para o norte e oeste. No extremo noroeste está a localizado o auditório, a peça “dissonante” no conjunto, o que aumenta sua autonomia em relação à área de serviço.

Este edifício é constituído por um espelho de água, que flui através da fachada do átrio, junto à sala de estar para o oeste. Portanto, o efeito da presença da água acentua-se e estende-se à ampla vista da Baía de Seixal. Embora a linguagem arquitetônica proposta é contemporânea, através de seu rigor formal e simplicidade, se enfatiza o caráter institucional da instalação.

Em termos operacionais, os dois edifícios de escritórios seguem uma filosofia completamente modular, onde a estrutura, fachadas, instalações, paredes e móveis são parte de um ambiente que é completamente flexível, garantindo mobilidade para a evolução futura da instituição.

A sustentabilidade é um elemento importante do projeto, obtido através do tratamento das fachadas, especialmente no átrio, atuando como um amortecedor térmico, com ventilação natural e são perfeitamente adaptadas às diferentes estações do ano.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA
Projeto
Câmara Municipal de Seixal

Localização
Seixal, Portugal

Arquitetura
NLA – Nuno Leónidas Arquitectos

Equipa
Nuno Leónidas
Vasco Leónidas
Duarte Tenera

Coordenação Geral
 Nuno Leónidas Arquitectos

Ano
2010

Área construída
15516 m²

Implantação no terreno
Isolado

Tipo de projeto

Institucional

Status
Construído

Características Especiais
Sustentável

Materialidade
Vidro

Estrutura
Concreto

Fotografias

José Manuel

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Formação

Renderização e Pós-Produção Nível I

Workshop . Lisboa

Como Vender o Que Não Se Vê