O apartamento em questão situa-se no último piso de um edifício de 4 pisos sem elevador, com a tipologia “esquerdo/direito” e foi adquirido com o objetivo de se tornar habitação do novo proprietário.
A intervenção teve como base dois pontos fundamentais: tirar partido da possibilidade do apartamento se abrir ao sótão ganhando cubicagem e ser um projeto de baixo custo. Decidiu-se proceder à demolição de algumas paredes e tetos de modo a ampliar espaço abriu-se o espaço de sala para a cozinha passando-se deste modo a ter desde a sala uma relação direta com as janelas a sul. Com a abertura do sótão surgiu a possibilidade de construção de um mezanino sobre a sala, para espaço de trabalho e quarto de hóspedes.
“A relação entre projectista e cliente foi uma relação de concepção que se foi desenvolvendo, sendo a fase de projecto a fase essencial na qual a obra se sustenta na medida em que a troca de ideias contribui para uma solução conjunta. O objectivo imutável foi executar uma obra de baixo custo.
Posso dizer que contribuí pouco na escolha dos materiais, confiei plenamente na escolha do projectista, embora no final tivesse a minha total concordância e em que me deixei também ser surpreendido, é essa a parte boa de cliente e autor puderem trazer soluções reais para aquilo que era apenas uma visão.
Na fase de obra o profissionalismo da José Adrião Arquitectos foi exemplar, sempre presente e pronto a resolver os problemas normais que surgem no decorrer de uma obra.
Ao longo dos últimos 7 anos posso dizer que a minha casa é o espaço que sempre quis, muito cozy , muito equilibrada entre a estética espacial e funcional.
O José Adrião Arquitectos sabe pensar e projectar o espaço, sabe fazer com que o espaço nos pertença.
Recomendo que se construa e se viva num espaço criado por este atelier.”
JOSÉ LUIZ
Projeto
Campo de Ourique
Cliente
José Luiz
Localização
Rua Coelho da Rocha, 23, Lisboa, Portugal
Arquitetura
José Adrião – Coordenação
Luís Valente – Chefe de Projeto
Carla Gonçalves, Rui Didier, Tiago Mota
Estabilidade
ara – Alves Rodrigues e Associados
Fernando Rodrigues
Especialidades
acribia
José Andrade, Paulo Rodrigues
Área de Construção
82 m2
Ano do Projeto
2006
Ano de Construção
2010 – 2011
Fotografia
Enric Vives-Rubio