Campo de Ourique

O apartamento em questão situa-se no último piso de um edifício de 4 pisos sem elevador, com a tipologia “esquerdo/direito” e foi adquirido com o objetivo de se tornar habitação do novo proprietário.
A intervenção teve como base dois pontos fundamentais: tirar partido da possibilidade do apartamento se abrir ao sótão ganhando cubicagem e ser um projeto de baixo custo. Decidiu-se proceder à demolição de algumas paredes e tetos de modo a ampliar espaço abriu-se o espaço de sala para a cozinha passando-se deste modo a ter desde a sala uma relação direta com as janelas a sul. Com a abertura do sótão surgiu a possibilidade de construção de um mezanino sobre a sala, para espaço de trabalho e quarto de hóspedes.

“A relação entre projectista e cliente foi uma relação de concepção que se foi desenvolvendo, sendo a fase de projecto a fase essencial na qual a obra se sustenta na medida em que a troca de ideias contribui para uma solução conjunta. O objectivo imutável foi executar uma obra de baixo custo.
Posso dizer que contribuí pouco na escolha dos materiais, confiei plenamente na escolha do projectista, embora no final tivesse a minha total concordância e em que me deixei também ser surpreendido, é essa a parte boa de cliente e autor puderem trazer soluções reais para aquilo que era apenas uma visão.
Na fase de obra o profissionalismo da José Adrião Arquitectos foi exemplar, sempre presente e pronto a resolver os problemas normais que surgem no decorrer de uma obra.
Ao longo dos últimos 7 anos posso dizer que a minha casa é o espaço que sempre quis, muito cozy , muito equilibrada entre a estética espacial e funcional.
O José Adrião Arquitectos sabe pensar e projectar o espaço, sabe fazer com que o espaço nos pertença.
Recomendo que se construa e se viva num espaço criado por este atelier.”

JOSÉ LUIZ

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Campo de Ourique

 

Cliente

José Luiz

 

Localização

Rua Coelho da Rocha, 23, Lisboa, Portugal

 

Arquitetura

José Adrião – Coordenação
Luís Valente – Chefe de Projeto
Carla Gonçalves, Rui Didier, Tiago Mota

 

Estabilidade

ara – Alves Rodrigues e Associados
Fernando Rodrigues

 

Especialidades

acribia
José Andrade, Paulo Rodrigues

 

Área de Construção

82 m2

Ano do Projeto

2006

Ano de Construção

2010 – 2011

 

Fotografia

Enric Vives-Rubio

 

 

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE