Canal 11

Categorias: arquitetura

Canal 11 | Jorge Estriga e João Machado com Raquel Jogo (Algeco)

A primeira conversa foi no final de Outubro de 2018: a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) queria começar as emissões experimentais do seu novo canal de televisão em abril de 2019.

As instalações definitivas do futuro canal serão localizadas no interior de um novo edifício a construir em conjunto com o novo pavilhão, na área a sul da Cidade do Futebol (CF). Uma vez que os cronogramas dos dois projectos não eram compatíveis, a FPF decidiu optar pela construção de instalações temporárias.

O edifício localiza-se numa zona adjacente ao recinto vedado da CF, a sul da portaria, numa área ajardinada e de enquadramento da rotunda.

O programa é composto por um estúdio com 200m2, por uma série de áreas de apoio e por uma redacção.

O edifício foi construído com recurso a dois sistemas, ambos metálicos: um primeiro baseado em módulos pré-fabricados, muito comum em instalações provisórias, executados em oficina e montados no local e um segundo, baseado numa estrutura metálica convencional.

A configuração geométrica aposta na articulação de um conjunto de volumes baixos, com cerca de três ou seis metros de altura, que envolvem o estúdio, um cubo com cerca de 13 metros de altura, dispostos no exíguo terreno disponível entre a vedação e dos um dos campos de treino da Cidade do Futebol.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Canal 11

Local
Oeiras, Portugal

Cliente
Federação Portuguesa de Futebol

Arquitectura
RISCO

Arquitetos Responsáveis
Jorge Estriga e João Machado com Raquel Jogo (Algeco)

Área de construção
1.400 m2

Sinalética
P06

Fotografias
Carolina Delgado

Data
2018 – 2019

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal