Casa Aguçadoura

Categorias: Unifamiliar

A habitação unifamiliar localiza-se na freguesia de Aguçadoura, uma localidade balnear da Póvoa de Varzim, no Norte de Portugal. Aproveitando as condições climáticas, na envolvente temos muitas estufas utilizadas para o cultivo de hortaliças, os proprietários da casa trabalham nessas estufas.

Ao longo dos anos, o loteamento teve um crescimento lento, pelo que existem vários lotes vazios, faltando a unidade pretendida para o conjunto. A casa ocupa dois lotes, sendo que um deles é utilizado para o jardim, existindo apenas um alpendre que é partilhado pelos dois lotes. Embora a casa seja de “três frentes”, todas as fachadas têm o mesmo acabamento incluindo a empena, por causa da ocupação tardia do lote geminado.

O acesso à casa é realizado pela fachada principal, pelos degraus que nos levam até à zona da entrada. A partir daí temos acesso à sala de estar e jantar voltada para norte e para poente, e ainda à cozinha voltada para o sul e ao sanitário.
No piso em cave temos a garagem que comunica para o exterior na zona posterior, um espaço para lavandaria com a área técnica e um quarto de banho.

No piso superior temos dois quartos simples, um voltado para o sul e outro para o poente, que partilham o mesmo quarto de banho iluminado pela clarabóia. A suite voltada para o arruamento tem um pequeno quarto de vestir para norte e ainda o quarto de banho com clarabóia.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA
Projeto
Casa Aguçadoura

Localização

Aguçadoura, Póvoa de Varzim, Portugal

Arquitetura
Raulino Silva Arquitecto 

Equipa
Raulino Silva, Daniela Amorim, João Mendes, Hélder Silva, Jorge Dias, Cátia Sampaio, Giulia Pecorari, Marco Camilletti

Fabricantes
Africastone, Alumínios Vilas Boas

Área
210.0 m2
Ano do projeto
2018
Fotografias
João Morgado

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE