Casa ARN 25

Localizada no concelho de Cascais, numa zona predominantemente residencial, a Casa ARN 25 insere-se num lote estreito e regular com um ligeiro declive entre a cota da entrada e a cota do jardim.

A casa, uma moradia geminada de tipologia T3 com cerca de 270m2, ocupa a totalidade da área permitida para o lote, resultando num volume com três frentes.

A construção acompanha o declive natural do terreno e transforma a volumetria pré-estabelecida através da diferenciação de cotas e da articulação de vazios construídos pela iluminação zenital. Estes vazios desenvolvem-se desde a cobertura até à cave e são revelados no desenho da fachada Sul. Os espaços resultantes desta combinação, proporcionam as condições ideais de luminosidade e ventilação natural e, ao mesmo tempo, garantem a privacidade aos diferentes ambientes da casa.

Internamente, a habitação organiza-se em dois pisos com vários desníveis intermédios. Dois níveis em cave com a lavandaria, o lavabo, as áreas técnicas e as arrecadações. A sala encontra-se ao nível da entrada e a cozinha ao nível do jardim. Nos níveis superiores, localiza-se a suite principal, dois quartos, um pequeno escritório, e o acesso ao terraço da cobertura que permite contemplar o Oceano Atlântico e a Serra de Sintra.

A pintura cor branco e cinza escuro das fachadas, o mármore e a madeira dos pavimentos são os principais materiais utilizados.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Casa ARN 25

Localização
Cascais, Portugal

Promotor
Privado

Arquitetura
[i]da arquitectos

Equipe de Projeto
Ivan de Sousa, Inês Antunes

Área do lote
312.5m2

Área de implantação
95m2

Área de construção
270m2

Data conclusão obra
Junho 2020

Fotografias
[i]da arquitectos

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE