Casa AT

O projecto Casa AT consiste na construção de uma casa de fim de semana na vila de Odeceixe localizada na costa atlântica do Algarve. A estratégia de projecto consiste em organizar o programa para uma casa de ferias que se divide em três pisos com 28m2 cada. O elemento central da casa é a escada construída integralmente em painel estrutural de madeira com 27mm que assume uma posição nuclear na casa.

O programa define uma pequena cozinha, sala de comer e terraço coberto exterior no piso térreo, dois quartos no piso intermédio e sala de estar e de leitura no ultimo piso. O acesso ao terraço faz-se através de uma escada/armário na sala de estar.

Os alçados propostos quebram intencionalmente o código das casas tradicionais com um piso da vila, propondo uma leitura de fachada vertical com vários pisos.

A flexibilidade do painel de madeira que constrói a escada, os pavimentos e uma parte do mobiliário desenhado, permite dotar a casa de um caracter muito específico para o programa proposto.

A dimensão dos espaços é equilibrada pela dualidade de funções implícita no mobiliário desenhado, nas escadas com arrumação, no banco/arrumo na área de comer ou no armário na sala de leitura que é um espaço para sentar.

 

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Casa AT

Localização
Odeceixe, Portugal

Arquitectura
Estudio ODS Arquitectos

Autores
Bruno Oliveira
Marlene dos Santos

Engenharia
Pro-Gótica; Simergia; Certiterm

Construtor
Valente Rufino, Lda

Fotografia
Ricardo Santos

Ano Projeto
2014-2015

Ano Construção
2016-2018

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Biblioteca BIM Leca ®

»