Casa Azul

Categorias: arquitetura

Lugar – Casa Azul

A topografia acentuada e os “shed’s” das antigas fábricas marcam fisicamente os limites da paisagem e das vistas. O sítio, uma topografia acentuada, ao lado do Rio Ave, várias construções do passado e as fábricas antigas, são as condicionantes deste desafio. Estas foram as premissas iniciais que traçaram o caminho do projeto.

 

Desenho

O lugar impôs as regras. As regras impõem em desenhar um edifício que comunicasse com o lugar, como se nele sempre existisse. A intervenção regulariza a forma e a as coberturas. O antigo, agora, desenha-se em duas águas e a ampliação em cobertura plana. Ambos se encontram num pátio exterior, um espaço protegido, unificador de relações de tempo, visuais e formais.

O desenho da cobertura relaciona-se, assim, com a paisagem e as vistas. Os “shed’s” fabris de outrora, surgem, agora, representados por um novo desenho.

Procura-se a elementaridade e harmonia, através da cor, vidro e granito. O azul “pinta” o edifício e difunde-se com o céu. O vidro espelha o lugar, o granito “agarra” o edifício, mantendo-o em “terra”.

A Casa Azul é símbolo do lugar. Um edifício que nasceu noutros tempos. O desenho que representa a memória do passado, agora, com uma nova cor.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Casa Azul

 

Localização

Riba de Ave, Portugal

 

Arquitetura

Atelier Onze

 

Imagens 3D

Atelier Onze

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE