Casa Barbosa – O lote de gaveto de forma triangular, com ruas a nascente e sul é o lote de remate de um loteamento de 26 lotes.
A habitação de um piso, tem uma implantação triangular pré-estabelecida que se vai desconstruir a nascente, originando os volumes dos quartos e o volume dos serviços. Este último, faz a transladação a norte onde se abrem a cozinha a lavandaria e o acesso à cave.
A sul, um volume cego para a rua é entalhado por duas curvas que definem a entrada: a curva da pala e a do vidro curvo do vão de entrada. A esta composição acrescenta-se a materialidade do reboco branco da fachada e do betão aparente dos muros de vedação, finalizada pelo apontamento do lanternim cónico que sobressai da cobertura.
A poente abre-se a sala, marcada por uma generosa pala que faz ainda um apontamento na fachada sul, o conjunto é rematado a poente pelo corpo dos anexos em betão aparente.
A organização espacial é marcada por um pátio central com um espelho de água que enfatiza o momento de entrada na casa e separa fisicamente a sala da zona de serviços. A nascente, os quartos. Na cave uma garagem de grandes dimensões e áreas de serviços de apoio.
Projeto
Casa Barbosa
Localização
Sermonde, Vila Nova de Gaia, Portugal
Arquitetura
CB arquitectura
Arquitetos responsáveis
Mário Cunha
Nuno Barbosa
Fotografias
Nelson Garrido | ngphoto
Área do lote
840 m²
Área bruta de construção
244 m²
Ano
2020