Casa Barbosa

Casa Barbosa – O lote de gaveto de forma triangular, com ruas a nascente e sul é o lote de remate de um loteamento de 26 lotes.

A habitação de um piso, tem uma implantação triangular pré-estabelecida que se vai desconstruir a nascente, originando os volumes dos quartos e o volume dos serviços. Este último, faz a transladação a norte onde se abrem a cozinha a lavandaria e o acesso à cave.

A sul, um volume cego para a rua é entalhado por duas curvas que definem a entrada: a curva da pala e a do vidro curvo do vão de entrada. A esta composição acrescenta-se a materialidade do reboco branco da fachada e do betão aparente dos muros de vedação, finalizada pelo apontamento do lanternim cónico que sobressai da cobertura.

A poente abre-se a sala, marcada por uma generosa pala que faz ainda um apontamento na fachada sul, o conjunto é rematado a poente pelo corpo dos anexos em betão aparente.

A organização espacial é marcada por um pátio central com um espelho de água que enfatiza o momento de entrada na casa e separa fisicamente a sala da zona de serviços. A nascente, os quartos. Na cave uma garagem de grandes dimensões e áreas de serviços de apoio.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Casa Barbosa

Localização
Sermonde, Vila Nova de Gaia, Portugal

Arquitetura
CB arquitectura

Arquitetos responsáveis
Mário Cunha
Nuno Barbosa

Fotografias
Nelson Garrido | ngphoto

Área do lote
840 m²

Área bruta de construção
244 m²

Ano
2020

 

PDFS
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Webinars Leca®

Inscreva-se!