Situado na rua mais antiga de Olhão, a Casa Barreta é uma típica casa de pescadores que foi organicamente reconstruída e expandida ao longo de 150 anos.
Durante os anos 70 foi mais uma vez sujeita a alterações, o piso superior foi ampliado e a maioria das características tradicionais e originais foram cobertas ou removidas, pois o conceito estético dessa Era considerava “antigo” como “feio”.
50 anos depois, pretende-se reverter a “modernização” dos anos 70, limpando as fachadas e removendo todos os materiais usados para ocultar as estruturas originais.
As janelas anteriormente entaipadas serão reabertas, as divisões internas adicionadas serão removidas, as escadas serão reorganizadas e os espaços serão ampliados.
Ao abrir a fachada o máximo possível para o exterior, procura-se trazer luz e ventilação, melhorando a qualidade de vida numa propriedade que antes foi composta por vários quartos interiores sem janelas.
Como a Casa está inserida na área histórica de Olhão, os materiais utilizados na reconstrução são cuidadosamente escolhidos e obedecem a padrões similares aos de edifícios históricos.
Desta forma, todas as janelas e portas são de madeira maciça, todas os revestimentos de parede são de cal, todos os pavimentos são terracotas tradicionais e todas as pedras são locais.
A grande maioria dos materiais é assim local e produzida à mão, um esforço levado a cabo não só pela vontade de restaurar este edifício a sua beleza original, mas também de alimentar a indústria que ainda nos fornece esses materiais preciosos.
Projeto
Casa Barreta
Localização
Barreta, Olhão
Arquitetura
Sena Architects
Arquitecto Responsável
Tatiana Bento
Engenharia
Guida Gomes Engenharia
Créditos Fotográficos
David Mattu
Área Bruta Construída
90m2
Ano de Conclusão
2018