Casa Boavista

Categorias: Unifamiliar

Boavista é uma reabilitação de uma habitação unifamiliar numa conhecida rua do Porto com o mesmo nome. As limitações de largura destas tipologias antigas convidam a que esta prolongue os seus limites para o interior do bloco.

As limitações de largura dessas construções antigas convidam a habitação para estender suas fronteiras para o pátio interior. Com isso, uma área generosa é fornecida, colocando toda a área social através de um espaço contíguo. 


A extensão da cozinha liga-se ao jardim, assumindo um papel crucial na relação com o exterior. Uma ilha de madeira com rodas permite uma utilização flexível do espaço. Uma pele de persianas de madeira caracterizam a fachada de extensão e define diferentes camadas de sombra.
No centro, um núcleo de luz está resolvido, sendo as escadas desenvolvidas em diferentes fases com diferentes relações com esse vazio. Portanto, o tema da clarabóia é revisitado, explorando uma das principais características destas construções antigas e reforçando a sua importância na estrutura destas tipologias. A altura da clarabóia define uma escala residencial incomum permitindo relações visuais entre os três pavimentos.
TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Casa Boavista

Localização

Porto, Portugal

Arquitetos

Pablo Pita Arquitectos
Equipa
Pablo Rebelo, Pedro Pita, Ricardo Oliveira, Catarina Alegria 
Consultores
ALFA engenharia

Construtor

José Leal SC, Lda

Área
260.0 m² 
Ano do projeto
2016

Fotografias
José Campos . Architectural Photography 

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE