Casa Bouça

Casa Bouça – Projectar uma habitação unifamiliar no centro do Porto é de certo modo uma oportunidade de reflectir não apenas sobre o dia a dia da família que a ocupa, mas também sobre o espaço que esta ocupa na cidade. Trata-se de uma representação do interior para o exterior, do seio familiar para o espaço público e para a cidade. É com base na dialéctica destas duas dimensões que esta habitação unifamiliar se desenvolve.

Neste contexto, a oportunidade de construir uma casa familiar nesta zona da cidade prevê uma oportunidade de construção e consolidação de frente urbana, assim como, de construção de vizinhança. A volumetria da habitação respeita a escala da rua numa atitude simples e divertida. Na sua relação com a rua, a casa procura acima de tudo criar um vínculo com quem passa, o transeunte ou o vizinho, comportando no desenho de alçado uma composição formal envolvente, de escala de rua e de escala humana. Esta composição de formas e cores prolonga-se no interior em algumas pistas ou detalhes até à fachada posterior, construindo uma resposta funcional do espaço ao habitar e abrindo um diálogo alegre com a envolvente.

Tal aproximação ao habitar assume-se, no interior da habitação, numa simplicidade formal e funcional que permite uma ocupação espontânea e informal, sem grandes barreiras arquitectónicas ou compartimentações. Os espaços relacionam-se num ato de proximidade e partilha através de ligações verticais de espaço e luz que atravessam todo o edifício. É nestes espaços de transição, do desalinhamento de uma parede, de um recanto no vão da escada, que surgem pequenos nichos e espaços de brincar que se abrem a momentos inesperados e tornam a casa num espaço singular.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Casa Bouça 🔗

Localização
Porto, Portugal

Arquitetura
FAHR 021.3 🔗

Equipa
Filipa Frois Almeida, Hugo Reis, Catarina Azevedo, Sérgio Marafona engenharia: NCREP

Construção
Nico dobra

Fotografias
José Campos 🔗

Ano
2020

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Formação 3dsMAX + Vray

janeiro de 2022 | online