Casa Celeiro

Casa Celeiro – Este projecto tinha como desafio a recuperação de uma casa com 50 anos – metade habitação, metade celeiro.

Pretende-se manter as memórias existentes num espaço que, outrora, foi palco de tão variadas vivências – histórias rurais misturadas com histórias de jovens de uma época controversa.

Na presença de um espaço tão especial, como o celeiro, opta-se por protege-lo e elege-lo como protagonista da nova habitação de uma jovem família em crescimento.

Um único, novo, elemento é inserido neste espaço, quase como se de um móvel se tratasse, ideia essa, acentuada pela sua própria materialidade – OSB pintado.  Com um orçamento bastante reduzido, é essencial criar um elemento compacto, que concentre todas as novas funções – cozinha, instalações sanitárias, arrumos e escadas.

Este “móvel” torna-se fundamental na compartimentação de toda a área social do piso inferior, dividindo o espaço entre zona de entrada, zona de estar, zona de refeições e cozinha. O piso superior, que servira, noutros tempos, para a secagem dos cereais, funciona agora como um espaço de retiro e de trabalho que se debruça sobre uma sala ampla.

Em termos de materialidade, o objectivo era criar um ambiente acolhedor. A madeira torna-se, assim, o actor principal de todo este enredo. Presente na estrutura da cobertura, que é recuperada, pintada e assumida; presente no pavimento, que é revestido por tábuas de cerne de pinho, de 7x70cm, dando continuidade ao pavimento pré-existente nos quartos (tacos da mesma madeira); presente no novo elemento central, que é revestido com OSB (aglomerado de partículas de madeira longas e orientadas). A escolha deste último material permitiu, não só, o reforço estrutural das paredes, mas, devido ás suas características, permitiu também, um uso extremamente versátil, tendo sido aplicado na execução das portas, na elaboração do mobiliário de cozinha e arrumos e no revestimento de escadas e pavimento – enfatizando o conceito de “móvel”, inicialmente desejado.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Casa Celeiro 🔗

Localização

Monte-Real, Portugal

Arquitetura

Inês Brandão Arquitectura / Inês Brandão | Atelier de Arquitectura | Lisboa (inesbrandao.com) 🔗

Arquiteto Responsável

Inês Brandão

Construtora

Salvador Cruz e Joaquim Crespo

 Fotografia

João Morgado / João Morgado – Fotografia de arquitectura | Architectural Photography (joaomorgado.com) 🔗

 Área Construção (m2)

209 m2

Data do Projeto

2014

 Data Conclusão

2014

PDFS
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?