Casa Cerveira

Categorias: Unifamiliar

O programa consiste numa habitação unifamiliar de fim-de-semana, composta por cave e piso térreo. Albergando, em média, apenas quatro pessoas, optou-se por dividir os cinco quartos, definidos programaticamente, em duas alas, estando uma delas volumetricamente associada às áreas comuns da casa. Fica, desta forma, assegurado o conforto independentemente do grau de ocupação.

A horizontalidade volumétrica perceptível na aproximação à casa, promove o enquadramento da paisagem, em equilíbrio com a morfologia da envolvente. Articula-se em dois volumes, cuja intersecção coincide com o eixo de circulações horizontais e verticais. A cave destina-se a estacionamento de viaturas, a zonas de serviço da habitação e a uma zona de ginásio. O piso térreo é composto pela cozinha e salas de estar e jantar, e as duas alas de quartos. Aproveitando-se uma árvore pré-existente, é criado um pátio interior que cumpre a dupla função de controlar o espaço da sala de jantar e em simultâneo permitir a entrada de mais luz. A abertura franca para o exterior é contraposta pela rigidez do alçado lateral que torna mais clara a composição geométrica do conjunto, reforçada pela sua elevação em relação ao chão.

O tratamento dos espaços exteriores promove o percurso, a paragem e a fruição da envolvente e, partindo de intervenção mínima, o rigor da configuração interior é trazido para o exterior, em harmonia com a comunhão pretendida em casa estival.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA
Projeto

Casa Cerveira

 

Localização
Vila Nova de Cerveira, Portugal

 

Arquitetura
dEMM arquitectura

 

Arquiteto responsável
Emanuel Silva

 

Colaborador
Manuel Pais Vieira

 

Engenharia de Estruturas
Gepec
Empreiteiro
J. Camilo

 

Ano

2000-2002

 

Fotografias
Pedro Lobo
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Formação

Renderização e Pós-Produção Nível I

Workshop

Como Vender o Que Não Se Vê