Casa CF

LUGAR

Casal do Frade é uma pequena povoação, essencialmente, definida pela “rua principal”, sendo localizada na cota alta de uma elevação sobre um vale essencialmente agrícola, definido pelo rio Arnóia. O lote que delimita o  projecto localiza-se na cota mais alta da povoação e dispõe de uma vista de 180º sobre o vale do rio e sobre uma densa floresta a norte e a nascente.

 

CONCEITO

A casa CF foi definida na parte central do terreno, a meia encosta, tirando partido das vistas sobre o vale. O conceito para o desenvolvimento da habitação estabeleceu-se através de três premissas:

  1. Plataforma – Estabeleceu-se toda a habitação numa única cota;
  2. Patio – Definiram-se os volumes do programa em torno de um pátio, de forma a tirar partido da luz solar, funcionando também como o “coração” da casa, tirando partido de um espaço mais intimista e reservado aos habitantes da casa;
  3. – Pontos de vista – De forma a separar e individualizar a vivência dos diferentes espaços são definidos terraços individualizados, que funcionam como extensão e transição do interior para o exterior da habitação.Esta condição tira assim partido do sistema de vistas, evidenciado pelos vários terraços que compõem o programa;

A configuração final da casa é, assim, definida por dois planos horizontais, um piso e uma cobertura que têm a mesma forma, as quais incorporam e agregam a experiência da casa em torno do pátio.

 

CONSTRUÇÃO

A casa foi concebida com sistemas de construção simples:  estrutura de betão armado, paredes revestidas a blocos de argila e sistema de capoto pintado de branco. Um pavimento único contínuo em microcimento cinzento define os terraços e todo o programa interior da habitação e no exterior o pavimento em blocos de granito define a zona do pátio e a zona de entrada da casa.

O projeto define ainda um conjunto de portadas de correr e pivotantes em ripado de aluminio lacado de branco, que conferem à habitação  a possibilidade de aumentar a sensação de conforto e intimidade  nos terraços da habitação.

 

 

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Casa CF

Clientes

Carla Amorim e Henrique Nascimento

Localização

Casal do Frade, Caldas da Rainha, Portugal

Arquitetura

Gonçalo Duarte Pacheco Arquitectos 🔗

Arquiteto Responsável

Gonçalo Duarte Pacheco

Especialidades

MP, Arquitetura e Engenharia, i2dp – Engenharia

Construção

TGM Construções, Perfilis, Ayeme

Fotografias

Outro Estúdio

Área

232 m2

Ano

2022

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE