Casa Compacta

A Casa Compacta nasce do desafio de transformar um minúsculo apartamento T3 arruinado numa casa vocacionada para a vida de um jovem em início de vida.

O edifício em questão data do início do séc.XX e este facto explica os sistemas construtivos primitivos e a hiper-compartimentação de um piso térreo com área bruta tão reduzida. Nas primeiras visitas ao lugar foi preponderante a iniciativa de realizar sondagens intrusivas, que levaram à conclusão de que se poderia avançar com uma demolição total das partições interiores da casa original.

Esta operação foi possível devido a uma anterior intervenção no piso superior do edifício, que resultou na execução de uma laje autoportante amarrada às paredes exteriores, sem interacção estrutural com o piso inferior. Abriu-se assim o caminho à intenção mais premente da intervenção: trazer luz a um rés-do-chão exíguo e escuro. É nesta intenção que assenta a estratégia do projecto, concentrando todas as funcionalidades do apartamento na parede cega e libertando as paredes exteriores onde existem as janelas originais. Assim, toda a extensão desta parede de fundo se transforma num grande armário que resolve a despensa, a cozinha, o closet, os equipamentos técnicos, rematando no WC, cuja entrada se faz também por este armário. O grande armário gera uma métrica regular de módulos de 60cm, que contaminam os pavimentos e o próprio teco/iluminação, constituindo a geratriz de todas as geometrias da casa.

No final, o pequeno apartamento acaba por oferecer uma sensação de amplitude, dando total primazia ao espaço social e compactando todas as restantes funcionalidades à dimensão mínima.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

 

Projeto

Casa Compacta

 

Localização

Lisboa, Portugal

 

Tipologia

Apartamento T1

 

Arquitetura

Vasco Burnay

 

Construção

Maberal

 

Carpintarias

Paviportas

 

Cantarias

Jaime Costa

 

Fotografias

Gallatica – Mafalda Pombo Lopes

 

Área Bruta

43m²

 

Ano

2022/2023

 

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE