Casa Comporta 10

A Casa Comporta 10 localiza-se na tradicional aldeia portuguesa da Comporta.

Rodeado por um pinhal, o edifício insere-se num terreno com declive suave que privilegia a exposição solar e a relação com a paisagem a sul.

A forma desta habitação térrea é o resultado de uma soma de volumes. A massa final é orientada a diferentes ângulos, deixando passagens semiabertas exteriores entre os vários elementos do conjunto. O projeto conta também com referências do estilo tradicional local, Comporta Style, numa ténue combinação entre o património regional e a abordagem contemporânea.

O programa materializa-se em duas partes. O núcleo esquerdo é composto pelas áreas comuns. A zona de estar, de jantar e a cozinha são contínuas e a sensação de estar ao ar livre é realçada por grandes planos envidraçados. Na ala direita, são desenhadas cinco suítes que, num jogo de cheios e vazios, pátios e volumes, separam cada espaço individual.

A forma desta habitação térrea é o resultado de uma soma de volumes. A massa final é orientada a diferentes ângulos, deixando passagens semiabertas exteriores entre os vários elementos do conjunto.

No exterior, com um forte sentido de lugar em mente, a paisagem natural e as dunas de areia branca envolvem o conjunto construído.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Casa Comporta 10 🔗

Localização
Grândola, Portugal

Cliente
Privado

Arquitetura

Fragmentos 🔗

Equipa
Pedro Silva Lopes, Fernando Flora, Magda Rocha (in-house)

Especialidades e fiscalização
João Paulo Branco (in-house)

Construtora
Fernando Pedreiro

Medições
Coopas

Arquitetura paisagista
Polen Land Design

Fotografias
Francisco Nogueira 🔗

Área
600 m2

Ano
2018 – 2021

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?