Partindo do imaginário da casa da árvore, onde a ideia principal é estar em contato com a natureza e com a descoberta, onde permite estimular a aprendizagem num conceito que vai de encontro à própria metodologia utilizada na escola.
A Casa da Árvore surge como um dos primeiros momentos em que as crianças têm contato com o mundo da arquitetura aliada à natureza.
A ideia de salas de aula conectadas com o espaço exterior, foi o ponto de partida para o desenvolvimento do projeto Escola de 1º Ciclo do Ensino Básico. Esta premissa, aliada a grandes planos de vidro permite-nos a criação de salas de aula onde o espaço interior surge como um prolongamento do exterior, originando assim uma forte conexão com a Natureza.
Os pátios e alpendres permitem às crianças a utilização do espaço na sua totalidade e a própria estrutura foi desenhada como parte integrante do mobiliário do pátio.
A escolha dos materiais utilizados surge de acordo com o conceito do projeto, onde a utilização da cortiça natural como material de revestimento das platibandas remete-nos à natureza. A própria estereotomia foi trabalhada como peças de puzzle, criando um ritmo na fachada que permite diferentes apropriações e movimentos. O betão nas paredes foi tratado de uma forma particular, quase alusiva às raízes das árvores, onde conseguimos ver os inertes que compõem e suportam a estrutura apoiada sobre um pavimento em tons terra que reforça o imaginário da Casa da Árvore.
…vai continuar a crescer.
https://www.instagram.com/contaminar.arquitectos
https://www.facebook.com/contaminar.architects
https://ultimasreportagens.com
Projeto
Tipologia
Escola 1º Ciclo do Ensino Básico
Cliente
O Jardim dos Fraldinhas
Localização
Marrazes, Leiria, Portugal
Arquitetura
Equipa:
Principais
Joel Esperança, Ruben Vaz, Eurico Sousa e Joaquim Duarte
Arquitetos colaboradores
Filipa Pimpão, Ana Carolina e Sara Fernandes
Especialidades
Construtor
Irmãos Couto e Coito, Lda
Engenharia
Dimeng, Lda
Climatização
Leiricanal, Instalações Técnicas Lda
Iluminação
Socilux, Lda
Fotografias
Fernando Guerra | FG+SG
Área Construída
274,50 m2
Área Total
752,00 m2
Ano projeto conclusão
2020
casa-da-arvore_contaminar_section-02
casa-da-arvore_contaminar_section-01
casa-da-arvore_contaminar_roof-plan
casa-da-arvore_contaminar_front-elevation
casa-da-arvore_contaminar_floor-plan
casa-da-arvore_contaminar_floor-plan-with-labels