Casa da Ti Clara

A casa da Ti Clara em Ansião-Portugal, é um projecto que vai para além da sua essência e seus limites físicos.
Além dos aspectos práticos inerentes ao projecto de arquitectura foram também consideradas questões imperceptíveis como a história dos seus habitantes; – memórias, sonhos e desejos representados em objectos que foram incorporados nos novos espaços.

Com uma identidade original, no contexto da arquitectura popular da região, o principal objectivo foi (re)criar um cenário funcional, material e técnico que desse resposta às exigências do habitar contemporâneo. Tendo estes pontos em consideração, a abordagem do projecto teve em mente, a preservação das referências originais e a consideração de algumas intervenções mais recentes. A distribuição dos espaços é, por este motivo, muito clara e racional. A escala doméstica foi o ponto fundamental, trazendo ao projecto um carácter humanista e sensorial assumindo a sua condição de casa de campo.

As opções construtivas e materiais decorrem, assim da vontade de assumir a posição moral da verdade; materiais tradicionais e simples são tratados com rigor e delicadeza afirmando-se, no entanto, uma linguagem marcadamente contemporânea. Todo o mobiliário foi desenhado e pensado em função das necessidades de cada espaço, complementado por um trabalho cuidadoso de restauro do mobiliário preexistente proporcionou aos espaços uma experiência mais intensa, confortável e acolhedora.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Casa da Ti Clara

Localização
Ansião

Arquitetura
Espaço P2

Arquiteto responsável
Jorge Pimenta

Fotografias
José Campos Photographer

Ano
2017 – 2019

 

PDFS
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE