Casa da Trincheira – Turismo de habitação
No interior de Portugal, e na proximidade do parque da cidade que inspirou o nome dado a esta intervenção localizada na cidade de Pinhel, a Casa da Trincheira – Turismo de Habitação apresentava-se devoluta e com profundos sinais de degradação, fruto do abandono e das sucessivas intervenções sofridas ao longo da sua existência.
Apesar de ladeada simultaneamente por três arruamentos, todos eles a cotas diferentes, e ter sido dividida em 2 habitações, a proposta surge agora perfeitamente integrada na malha urbana, uma vez que toda a intervenção girou em torno de garantir e melhorar substancialmente a relação com a paisagem urbana e natural envolvente.
Assim, o novo corpo revestido em aço cortén, com uma expressão arquitectónica claramente distinta, que se irá manter intemporal graças à patine do próprio revestimento, consiste na ocupação e remate do logradouro libertado após a demolição dos apêndices que se foram acoplando e sobrepondo ao edifício original ao longo dos anos. Desta pré-existência foram mantidas, tanto a sua configuração e implantação original em “L”, bem como demais elementos que a caracterizavam, como por exemplo cantarias de granito, vãos, terraços e jardim.
O seu interior organiza-se de forma natural nas duas alas do “L”: um de caracter social, orientada para o jardim e pátio, e outra contendo a maioria das unidades de alojamento/suites. Sendo que as restantes valências do programa contidas no novo volume de cortén, terão a possibilidade de funcionar de forma totalmente independente da casa original na qual residem igualmente os proprietários.
https://www.instagram.com/dbilo.arq/
http://fp-a.pt
https://www.instagram.com/fp_architectures
https://www.ivotavares.net
Projeto
Casa da Trincheira – Turismo de Habitação
Localização
Pinhel – Portugal
Arquitetura
Filipe Pina Arquitectura + David Bilo
Arquitetos responsáveis
Filipe Pina (www.fp-a.pt ?)
David Bilo (www.dbarquitectos.pt ?)
Equipa
Filipe Pina, David Bilo, Diana Cruz
Construtora
Construções Jaime Mendo
Fotografias
Ivo Tavares Studio (www.ivotavares.net ?)
Área total construída (m2)
1042 m2
Ano de conclusão da obra
2021