Casa das Lamelas

Casa das Lamelas – A proposta de remodelação aqui descrita diz respeito a um jardim pertencente a uma habitação unifamiliar. O conjunto está inserido na malha habitacional do centro histórico de Guimarães num largo caracterizado por importantes construções da cidade seiscentista, tais como a Casa dos Navarro de Andrade  e a Casa dos Portugal, não esquecendo ainda a casa das Rótulas proveniente da primeira metade do séc. XVII. Dado que, até finais do séc. XVI e início do séc. XVII a zona analisada era essencialmente composta por rossios, apenas por volta desta época se começa a observar um desenvolvimento urbano do quarteirão, tendo surgindo, entre outras, as já referidas edificações.

Embora o jardim se insira numa tipologia construtiva antiga, é pretensão do proprietário renovar o espaço exterior com a finalidade de potencializar o seu aproveitamento, organizando-o de forma funcional e dotando-o de materiais e técnicas construtivas contemporâneas que se harmonizem com as pré-existências caracterizadoras do local.

Assim, a intervenção pretendida no jardim não visa alterações volumétricas e altimétricas mas antes uma reorganização espacial assente na utilização de diferentes materiais. O espaço será divido em quatro principais áreas distintas: uma zona de estar ao ar livre, uma zona de refeições ao ar livre, uma zona de apoio à cozinha e máquina AVAC existente e uma zona verde com um espelho de água.

A divisão do espaço segue traços com orientações e formas semelhantes às existentes, mantendo uma imagem alusiva àquela que podemos observar hoje.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Casa das Lamelas

Localização
Guimarães, Portugal

Cliente
Privado

Arquitetura
FGAR_Arquitectura

Arquiteto Responsável
Filipa Guimarães

Fotografias
FGAR

Ano
2021

 

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Jooble

Mais de 2 mil vagas para arquitetos no Brasil