CASA DC

Localizado na frente marítima nascente da cidade de Ponta Delgada a casa DC ocupa a totalidade de um lote de 114m2, residual na malha construída existente. Densa e sempre de costas viradas a sul e ao mar, esta malha é caracterizada pelas propriedades de limites irregulares, frentes estreitas, logradouros desorganizados e variações fortes de alturas.

A casa DC ocupa a primeira fila na vista mar, desafiando mas inspirando-se nas tipologias tradicionais vizinhas , abrançando-o e trazendo-o em reflexos e vista para o seu interior.
O custo contido e a volumetria máxima possível definiram-na ao máximo. Em termos volumétricos a desconstrução em 3 volumes principais que organizam o programa por pisos e a definição dos métodos construtivos com sistemas locais e de forma contida originaram a linguagem principal da casa DC.

O branco cristalino das paredes, a contenção dos vãos que organizam as vistas sobre a cidade e mar e o vidro incolor que ajuda a diminuir barreiras ajudam a casa a integrar-se neste ambiente especial de frente marítima reinterpretando a envolvente numa casa contemporânea.
O piso térreo esconde-se do acesso pela ruela pedonal levantando os vãos do nível da altura do observador mas abrindo na frente num pátio privado para onde de forma clara se abre buscando a luz que caracteriza a sala de estar, cozinha em open space, e acesso ao piso superior. Este piso organiza a área de convívio desta casa pensada para uma família jovem.

No piso 1 e banhada por luz zenital estão os quartos e zonas de casa de banho do piso. A suite assume a sua vista com o vão recuado de maiores dimensões enquanto que os quartos se reduzem a frestas devido à relação de proximidade ao vizinho a nascente.
O piso 2 tem a função de escritório e miradouro sobre a vista de 180 graus sobre a costa sul da Ilha de São Miguel, Açores.

LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
CASA DC

Localização do projeto
Ponta Delgada, Ilha de S.Miguel, Açores

Escritório de Arquitetura
SALWORKS

Arquitetos Responsáveis
Arq. Rui Sabino de Sousa

Ano de conclusão do projeto
2015

Área bruta construída
190m2

Créditos fotográficos
SALWORKS

E-mail de contato
info@sal.works // braga@sal.works

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Vulcano

O parceiro certo para um apoio total

BMI Portugal

Garantimos soluções eficientes para coberturas