Casa de Camões

O edifício da Rua de Camões introduz uma mudança de paradigma na prática do estúdio. Pela primeira vez somos desafiados para ir além do projeto de arquitetura e abraçar as opções de mobiliário e decoração do conjunto.

 

No edifício, uma casa de inspiração Art Deco construída na segunda década do Séc. XX e com uma organização espacial completamente distinta da casa típica do Porto, pretendia-se a criação de uma unidade integrada de exploração turística composta por quatro pequenos apartamentos de um quarto, apenas.

 

A solução mantém a organização espacial original, caracterizada por uma organização “frente/traseiras” com uma caixa de escadas lateral e cria quatro apartamentos, onde outrora funcionaram as diferentes valências da casa.

 

Ao contrário de projetos anteriores, o exercício aqui não passou por definir fronteiras entre o presente e o passando, mas antes pela procura e reinterpretação de soluções formais e espaciais contemporâneas da construção original da casa.

 

Procurou-se desenhar espaços hierarquizados, onde visualmente se distinguem as diferentes partes do programa de cada apartamento, cozinha, sala de estar, sala de jantar, quarto, fugindo em simultâneo à compartimentação e à tentação do “open space”.

 

O mobiliário segue a intenção. Elegante, eclético, policromático, vive de e para a casa, criando um todo fortemente poético e emocional.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Arquitetura

PF Architecture Studio

 

Engenharia

ASL & Associados

 

Cliente

Giraffe Dream

 

Construção

Axisarte

 

Interiores

Rute Moreda

 

Fotografia

João Morgado

 

 

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Biblioteca BIM Leca ®

»