“Casa de Campo em Tijolo” de Mies van der Rohe

“Casa de Campo em Tijolo”  – Trabalho interno de interpretação, modelação e renderização de um projecto clássico (mas nunca construído) de Mies van der Rohe, mestre do Movimento Moderno.

O projecto original, datado de 1923, consistia apenas de 2 ou 3 desenhos simples que mostravam uma arquitectura muito minimalista (para a época) e que se dispunha através de uma composição orgânica de paredes-planos. Nos anos 20, esta linguagem arquitectónica e conceito de fluidez espacial foram extremamente inovadores, demonstrando ainda estreitas relação formais com movimentos artísticos como o Neoplasticismo.

Sendo um exercício em que se presume o arquitecto ter servido ele próprio como ‘cliente’, nunca foi contudo construído. O seu propósito era sobretudo servir como manifesto de ideias para uma Nova Arquitectura. É por isso um trabalho muito interessante de ‘trazer à vida’ através de tecnologia interactiva de renderização em tempo real, neste caso o Unreal Engine 4.

Para lhe dar um ar convincente, baseámos-nos também nos projectos realmente construídos de Mies, especialmente as casas em tijolo Lange e Esters, em Krefeld na Alemanha, que são óbvios parentes tardios deste projecto seminal. A ideia foi representar os materiais e elementos construtivos tão próximos quanto possível à aparência que teria um projecto construído por Mies nas primeiras décadas do século XX. Isto reflecte-se também na escolha de mobiliário, com várias peças desenhadas por Mies e outras peças contemporâneas.

Tirando partido da versatilidade dada pelo Unreal Engine, produzimos ainda um curto filme de animação 3D sobre o projecto, onde através da música, sonoplastia e movimento dos planos visuais se procura dar um pouco de vida a este projecto virtual e pôr em relevo as suas singulares características arquitectónicas.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Autor original do Projeto

Ludwig Mies van der Rohe

 

Ano do Projecto original

1923

 

Interpretação, modelação e visualização 3D

Carlos Soares Ribeiro

Luís Soares

 

Software utilizado

Rhinoceros e Unreal Engine 4

VÍDEOS
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?  

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.