Casa de Manuel Valente

A 17 de Junho de 2017 um grande incêndio deflagrou em Pedrógão Grande e espalhou-se pela floresta até Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pêra, Sertã, Penela, Góis e Pampilhosa da Serra, afectando cerca de 500 casas (259 das quais eram primeiras habitações). 64 pessoas morreram ao tentar escapar dos incêndios.

Depois da tragédia, cidadãos e instituições fizeram donativos para ajudar à reconstrução das casas e vidas afectadas pelos incêndios.

A Fundação Calouste Gulbenkian, responsável por um dos maiores fundos, contratou a Cooperativa Trabalhar com os 99% crl., para providenciar assistência técnica no processo de reconstrução, no qual o ateliermob fez projecto para as sete casas.

Mais do que a simples reconstrução das casas perdidas, o objectivo principal foi o de melhorar as condições de vida destas comunidades, com uma atenção particular para o facto de, na sua maioria, se tratar de população envelhecida.

Casa de Manuel Valente

A antiga casa, dispersa pelo terreno, distribuía o programa por áreas com acessos independentes, áreas reduzidas, baixas condições de habitabilidade e com obstáculos à acessibilidade. Por esta razão optou-se por demolir o que restou do incêndio e dar espaço a uma casa totalmente nova, que acompanha o declive do terreno.

A moradia unifamiliar é desenvolvida em dois pisos, ambos com porta de acesso direta ao exterior de modo a manter a independência de um dos moradores, cujo quarto se localiza no piso inferior, onde se encontra também o espaço de apoio às actividades agrícolas. O restante programa desenvolve-se à cota superior, com acesso pela entrada principal.

A volumetria do edifício, desenhada em forma de “U”, cria um pátio exterior ao nível do piso principal da habitação, com vista sobre a paisagem montanhosa em que se distingue o exterior da casa, revestido a reboco pigmentado que se aproxima do tom da terra que a envolve, contrastando com o verde que renasce.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Casa de Manuel Valente

Cliente
Manuel Valente

Localização
Figueiró dos Vinhos, Portugal

Arquitetura
ateliermob

Equipe de Projeto
Tiago Mota Saraiva, Andreia Salavessa, Paula Miranda, Marta Vieira, Cristina Romão, Mariana Robalo, Diana Amaral, Adriana Gil, Carolina Batlle Y Font, Ana Rita Nunes, Raquel Coronel, Rita Rodrigues, Ana Catarino (antropologia)

Engenharia
Estruturas: BETAR – Eng.º José Pedro Ferreira Venâncio;
Electricidade: EACE – Eng.º João Caramelo;
Hidráulicas: BETAR – Eng.ª Andreia Cardoso;
Telecomunicações: EACE – Eng.º João Caramelo

Antropologia
Ana Catarino

Construtora
Laidesil

 Créditos fotográficos
Fernando Guerra | FG + SG Fotografia de Arquitectura

Área bruta construída
173,61m2

Ano de conclusão
2018

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE