Casa do Arco

Casa do Arco – O nome desta casa surgiu da inspiração de dois sobreiros á, que se encontravam à entrada do lote, que formavam um arco quase perfeito.

 Com quinhentos metros metros quadrados, inserida num lote de cinco hectares, a Casa do Arco divide-se em quatro suites, uma sala de estar, uma sala de jantar, uma sala de meditação e uma cozinha com uma mesa de refeições que se destaca pela capacidade de 16 lugares sentados. O local ideal para reunir a família e amigos. Tanto a cozinha como as portas foram feitas de madeira dinamarquesa Dinesen, uma verdadeira homenagem à simplicidade e à beleza provenientes das árvores.

Para este projeto procurámos uma arquitetura e materiais tão neutros quanto possível. Quisemos respeitar toda a natureza secular envolvente como os sobreiros antiquíssimos, oliveiras e no tardoz pinheiros tão típicos desta zona. Para isso recorremos a materiais de revestimento totalmente naturais, como a argila de tons naturais, o aglomerado negro de cortiça e o uso de toda a vertente de sustentabilidade, onde atingimos o objectivo de ser uma casa NZEB com baixíssima pegada ambiental.

Os revestimentos foram feitos em travertino de Navona com aplicação em opus romano, dando um caracter brutalista ao pavimento, suavizado através do uso de madeira natural em moveis e decoração.

A piscina rodeia quase toda a casa, encontrando-se com os alpendres recortados na linha de visão da suite principal, oferecendo uma sensação de infinito.

“Cada vez mais defendemos e acreditamos que temos que respeitar a natureza que nos rodeia, e todos os nossos projetos caminham para esse propósito. Esse respeito e a procura por um impacto ambiental cada vez menor, são premissas que nos comprometemos a seguir no futuro.”  explica o CEO da SABRAB, Miguel Barbas.

Na Casa do Arco, não serão feitos arranjos exteriores, e manter-se-á toda a envolvente, preservando a natureza existente, sendo somente tratada a areia que rodeia o local.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Casa do Arco ?

 

Localização

Melides, Portugal

 

Arquitetura
Sabrab ?

 

Arquiteto Líder
Miguel Barbas

 

Ano 
2022

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Biblioteca BIM Leca ®

»