A Casa do Gerês localiza-se numa encosta íngreme do Vale da Caniçada onde existia uma pequena habitação e um ribeiro. A construção existente na cota superior do terreno estava sujeita a pequenas derrocadas, o que determinou a deslocalização da nova construção e, consequentemente, a demolição da existente.
Tudo parte da linha de água existente no terreno. É ela a origem e a justificação do projecto. A “domesticação” do ribeiro e da topografia acidentada, através da definição de pequenas plataformas e bolsas de água, permitiu estruturar uma lógica de organização funcional do terreno. Simultaneamente, é esta restruturação que determina a relação que se estabelece entre os elementos naturais e a nova construção.
A proposta consiste numa grande plataforma horizontal que se projecta sobre a paisagem e um muro vertical de contenção de terras, em “L”, que ganha espessura para acolher todos os programas de serviços. O volume da casa propriamente dito define-se com uma estrutura leve que se separa dos elementos de betão e que funciona simultaneamente como remate e ligação entre os dois planos (horizontal e vertical). O acesso é feito a partir da cota superior, garantindo uma vista ampla sobre o terreno e sobre a cobertura da casa, que se encastra no terreno como uma rocha. Mas é no seu interior que a amplitude visual permite (re)descobrir o terreno que se projecta encosta abaixo, marcado pelo percurso irregular do ribeiro que forma um pequeno lago na cota mais baixa.
Os materiais utilizados no exterior da habitação prolongam-se no seu interior, onde não se procura um programa convencional, mas antes espaços amplos, funcionais e polivalentes, onde o lazer e o trabalho se confundem. O espaço social da casa assume especial protagonismo, materializado num grande salão central que se prolonga para o exterior através de uma grande varanda. A cozinha e serviços dispõem-se no mesmo piso do salão e o programa mais íntimo surge num segundo nível, relacionando-se com o anterior sob a forma de mezzanine.
Casa do Gerês
Localização
Caniçada, Gerês, Portugal
Arquitetura
Carvalho Araújo
Equipa
José Manuel Carvalho Araújo, Joel Moniz, Leandro Silva, Ana Vilar, André Torres, Mafalda Santiago, Sandra Ferreira
Arquitetura Paisagista
João Bicho e Joana Carneiro, Arquitectos Paisagistas, Lda
Fabricantes
Lunawood
Estruturas
Metaloviana – Metalúrgica de Viana, S.A
Instalações Elétricas
LAM, Lda
Certificação Energética
GASAIR
Acústica
VAGAENG
Construtor
PEDRALBET
Ano do projeto
2015
Fotografias
© NUDO | Hugo Carvalho Araújo