Casa do Porto Alto

O terreno onde se insere o edifício Casa do Porto Alto tem uma área de 400m2. Apresenta uma forma rectangular, limitada por 3 lotes adjacentes, por onde se fará o acesso ao edifício. É praticamente de nível e tem uma orientação solar (no sentido do maior comprimento) noroeste/sudeste.

A implantação e forma do edifício resultam de dois pressupostos, por um lado, a maximização da privacidade relativamente à envolvente e, por outro, a maximização do espaço exterior privado.

Com a intenção de maximizar a privacidade relativamente à envolvente, o edifício encosta ao limite do terreno a sudoeste, alinhando-se pelo anexo existente e os vãos, com exceção dos localizados no piso superior do alçado a nordeste, têm a vista protegida por muros ou vegetação. Com a mesma intenção, relativamente à visibilidade do exterior para as zonas interiores da casa, aplicaram-se cobogós, a plantação de árvores e arbustos e na marcação do espaço de entrada uma estrutura de madeira, que faz a transição para o espaço exterior privado, ocultando-o de uma forma mais ligeira.

O edifício unifamiliar de tipologia T3, tem uma implantação em forma de cruz (incluindo a pala), com uma área de 135,80m2, o braço mais comprido com orientação noroeste/sudeste corresponde ao edifício, com dois pisos acima do solo, e o braço perpendicular à pála com a altura de 1 piso.

Volumetricamente o edifício tem apenas um volume com uma altura total de 7,5m. A área exterior tem 250m2.

O muro da frente de rua possui a parte opaca em alvenaria e um cobogó igual ao edifício prefazendo a restante altura.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Casa do Porto Alto

Localização

Rua Luís de Camões, Lote 7, Porto Alto, Samora Correia, Benavente

Arquitetura

Bioburgos® – Calixto & Lopes Arquitetcos Lda

Arquitetos Responsáveis

Cláudia Lopes e Luís Calixto

Imagens

Bioburgos®

Ano do projecto em licenciamento

2022

PDFS
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?