Localizada na Cidade de Vale de Cambra, conselho conhecido também como o Vale Mágico, a Casa do Vale com cerca de 475m2 de construção, foi um desafio bastante interessante devido à sua localização, geografia do terreno e programa pretendido pelo cliente.
Destinada a uma família com um agregado de três pessoas, houve a necessidade de criar um projeto que se enquadrasse perfeitamente com o seu modo de vida, com a topografia do terreno e que se identificasse com a arquitetura do local, sem esquecer as necessidades atuais.
O cliente ambicionava uma habitação pautada por um ambiente familiar e tradicional, sem esquecer o seu lado irreverente, criativo e onde os amigos serão sempre bem-vindos.
O terreno e a implantação foram trabalhados em socalcos remetendo-nos para os campos vinhateiros existentes em redor e de forma a resolver questões técnicas da própria volumetria.
Além da topografia do terreno, a implantação foi concebida tendo em conta a preocupação com o seu desempenho térmico através dos conceitos gerais da arquitetura bioclimática e prevendo ainda a pretensão futura da habitação se tornar autónoma no que respeita ao consumo energético.A volumetria desenvolve-se em dois patamares no piso térreo e numa cave de apoio. A planta em “L” idealizada, abre-se sobre a piscina e paisagem sobre os vales e a conhecida Serra da Freita, recorrendo a vãos envidraçados de diferentes dimensões, que enquadram a paisagem nos melhores ângulos, tendo ao mesmo tempo a função de controlar a entrada da luz solar.
No piso térreo, à cota mais elevada, desenvolvem-se os espaços sociais como o hall de entrada, escritório, I.S de serviço, lavandaria e zona técnica, sala de estar, sala de jantar e cozinha e onde as três últimas se unem num espaço aberto único, somente divididas por elementos “soltos”, que permitem a permeabilidade visual. Nestes compartimentos mais nobres as aberturas proporcionam a sensação de que estes são invadidos e abraçados pela natureza. Na cota mais baixa deste piso desenvolve-se a parte mais íntima e privada, composta por 3 quartos em suite, virados a Nascente, onde na suite principal se desenvolve um “walking closet” de generosas dimensões.
A Cave, destinada a garagem e futura central de armazenamento de baterias, dispõe de acesso pelo interior, acesso esse feito através do Hall de distribuição do piso térreo e acesso automóvel, pela rampa exterior a poente.
Projeto
Casa do Vale
Localização
Vale de Cambra, Portugal
Arquitetura
UMA Architects
Arquitetos responsáveis
Filipa Macedo e Daniel Antunes
Área
475m2
Ano de Projeto
2019