Casa Dois

O projeto Casa Dois tem lugar num antigo armazém, no interior de um quarteirão no núcleo histórico de Olhão. Uma cidade piscatória, de forte influência islâmica apresenta uma malha irregular e orgânica de vias estreitas e construções sobrepostas, de reconhecida volumetria (cubista).

O edifício existente de 2 pisos, pés direitos altos, tetos em abóbada e terraço de açoteia, enquadra-se na tipologia de arquitetura popular, que se pretende preservar, valorizar e readaptar.

No piso térreo, com uma área total de 90m2, dispõem-se as zonas sociais da casa – cozinha e sala em open-space, servidas por um novo pátio que surge com a demolição de um teto abobadado. A ligação interior-exterior é feita através dos dois arcos pré-existentes, cuja dimensão transfere aos espaços um sentido de continuidade entre eles.

O pátio faz parte de um conjunto de espaços exteriores, um por piso, onde se pretende recriar a memória da vivência social e de lazer da casa tradicional algarvia. No piso 0, o pátio com um tanque escavado, no piso 1 o patamar base das escadas exteriores originais que ligam à açoteia, com vista para a Ria Formosa.

No piso superior, localizam-se os dois quartos, em suite, onde os tetos altos originais são rebaixados para melhorar o nível de conforto dos compartimentos. O espaço sobrante destes tetos é aproveitado para incorporação de equipamentos infraestruturais.

Os revestimentos característicos deste tipo de construção são mantidos ou reconstituídos como por exemplo a tijoleira, presente em todos os pavimentos (interiores e exteriores) mas destaca-se ainda assim uma adição alternativa, o elemento metálico branco nos espaços exteriores, presente nas escadas em caracol, nas guardas e na estrutura de sombreamento que pontua a açoteia.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Casa Dois

Localização
Olhão, Portugal

Clientes
The Addresses

Arquitetura
Atelier Rua

Equipe de Projeto
Francisco Freitas, Luís Valente, Paulo Borralho, Rui Didier Ana Tomé, Mafalda Anjinho

Fabricantes
Saint-Gobain, BRUMA, Bosch, CIN, Caple, Efapel, Fassa Bortolo, Geberit, JNF, Jansen, LG, Neolith, Primus Vitória, RMC, Roca, Rodi, Smeg, Teka, Vola, Weber

Estrutura
Pedro Fragoso Viegas – Engenharia

Engenharia
Acribia – Projetos de Engenharia

Construção
RGL Engenharia & Construções

Paisagismo
Oficina dos Jardins

Design de Interiores
Studio Stories

Fotografias
Francisco Nogueira

Área 
125 m²

Ano
2021

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

3DHR Multimédia

Desenvolvemos projetos em 3D para arquitetura e design interiores

Margres Architecture Award

Saber mais »