Casa Dorfler

A Casa Dorfler, localizada na Meia Praia, Lagos – Loteada num condomínio de construções tradicionais dos anos 90, a abordagem rompe com uma arquitectura arrojada e elegante, com um movimento curvilíneo transformando-se em dois telescópios virados para o mar, destacando todo o seu esplendor na paisagem urbana da cidade.

A proposta insere-se na envolvente urbana por forma a haver um equilibrio entre as construções existentes e toda a vivência que a arquitectura da habitação permite, priviligiando ao máximo as vistas mar ao longo da enseada da Praia da Meia Praia. Com um movimento ascendente e fluido, permite um relação simbiótica entre volumes criando uma fortificação de privacidade entre área exterior e interior. Este forte habitacional enquadra-se no respeito pela localização, morfologia do terreno e envolvente urbana, tirando o máximo partido de todas as características, destacando-se pela sua forma e implantação no terreno, que foram naturalmente exploradas através de uma peça arquitectónica, onde através de duas lentes fez um tributo às vistas mar, elevando-a ao seu máximo esplendor.

A fluidez entre zona social de zona privada, privilegia sempre as vistas, optando-se por uma inversão clássica do programa, determinando toda a zona social no piso superior e toda a zona privada no piso inferior. Esta inversão de programa permite uma convivência mais intimista na forma como podem usufruir de todas as suas caracteristicas, não havendo oposição às relações entre áreas interiores e exteriores.

A zona mais intima e privada acontece no Piso 0, onde se localizam a zona de entrada, quartos e respectivas instalações sanitárias, havendo também um aplo terraço exterior em contacto directo com a casa, tornando-a numa base de verde para que a sua materialidade branca sobressaia.
A zona a Sul é garantido um acesso à piscina, tendo um terraço exterior coberto que garante protecção à exposição solar excessiva.

O Piso 1 contempla as áreas sociais da casa, tais como sala de estar, sala de jantar e cozinha. Tendo sido criada uma escada exterior de ligação ao piso térreo, proporcionando uma fácil utilização do espaço exterior existente (zona da piscina e cober- to exterior).
Ao nível da cave acontece o programa mais técnico, a garagem, áreas técnicas de apoio, arrumos e lavandaria, onde apesar de ser uma área mais oculta da vivência da casa, foi criado um pátio interior que se desenvolve de forma a garantir ilumina- ção natural no interior deste piso.

A luz natural é prioritária no interior da habitação onde os espaços amplos, através de vãos cuidadosamente posicionados, permite criar diferentes tonalidades em cada divisão conforme o horário solar a Sul de Portugal.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Casa Dorfler

Localização
Meia Praia, Lagos, Portugal

Arquitetura 
Vitor Vilhena Arquitectura

Colaboradores
Vitor Vilhena, Fábio Guimarães, Nuno Gonçalves, Dina Moreira, Guilherme Santos, Catarina Augusto

Fundações e Estruturas
Plann Engineering

Instalações Hidráulicas
Plann Engineering

Instalações Eléctricas
Electroeng

Fotografia
Fernando Guerra

Equipamentos
1. Panoramah / Janelas
2. Agape / Torneiras
3. Duravit / Sanitários
4. Bisazza / Living Ceramics / Cerâmicos
5. Bosch / Electrodomésticos
6. Focus / Lareira
7. Binova / Cozinha

Área
600.85m2

Data do projecto
2017

Conclusão da obra
2019

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Margres Architecture Award

Saber mais »