Casa dos Combatentes – O projecto apresentado diz respeito à recuperação de uma habitação burguesa do início do século XX na cidade do Porto e teve como premissa fundamental, a adaptação dos espaços e as formas de habitar daquela época às necessidades e utilizações actuais.
Com base nesta premissa, numa primeira fase, o maior desafio demonstrou ser a escolha entre o que se deve preservar e recuperar, não perdendo o valor do existente e o que se propõe substituir, acrescentar e adaptar.
Trata-se de uma casa de três pisos, com um logradouro de estilo romântico, de 571 m2, que mistura apontamentos de art déco com soluções estruturais e artísticas anteriores a esse movimento, mostrando-se assim um conjunto fortemente marcante mas que ao mesmo tempo se revelava sem grande critério.
Desta forma, numa primeira abordagem procurou-se depurar o conjunto, limpando os excessos e enfatizando os elementos fundamentais e efectivamente marcantes da habitação, tais como, pequenos frisos das platibandas e janelas, vitrais da escadaria principal, carpintarias interiores, a estrutura principal feita em madeira e principalmente a luz no interior da casa, fruto da composição original dos alçados.
Adoptou-se assim, que estes elementos deveriam ser recuperados e enfatizados e tudo o resto substituído ou melhorado. Aumentando alguns dos espaços interiores, como a cozinha e a sala principal com o acréscimo da biblioteca e da sua área útil, tal como, as instalações sanitárias agora a serem redesenhadas, uma por quarto. Reconfigurou-se também a escadas interiores e adicionou-se o elevador como elemento estrutural e funcional da casa.
Quanto ao exterior, teve-se uma abordagem mais contemporânea, de caracter brutalista, com o desenho e prolongamento do piso térreo, todo em betão aparente que faz o volume da garagem e da piscina, ao mesmo tempo que a sua cobertura ajardinada permite ser o jardim da casa e uma extensão da sala de jantar e da cozinha para o exterior.
Por fim, de salientar que a sua envolvente de caracter urbano, é originária das primeiras expansões da cidade para fora do centro e onde se concentra um vasto número de casas, todas elas datadas do inicio do século XX. Transformando assim o Lugar na premissa basilar do projecto, procurando-se este se camuflasse na envolvente e que não se transformasse num elemento de ruptura com o lugar, depurando o existente sem perder assim o seu maior valor histórico.
Projeto
Casa dos Combatentes
Localização
Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, Porto, Portugal
Arquitetura
António Cruz Lopes
Engenharias
Martins da Cruz, Engenheiros Consultores
Construção
Edimarante
Ano
2023