Casa dos Feitais

Categorias: Hotéis

Extensão e Renovação da Casa dos Feitais para Turismo no Espaço Rural

A Casa dos Feitais, construída em 1870, insere-se no núcleo rural da aldeia de Contenças de Baixo, numa paisagem montanhosa modelada pelo rio Mondego.
A Casa, constituída por rés-do-chão (adega e lojas) e primeiro andar (habitação), era complementada por outras construções anexas (entre elas a casa dos caseiros, lagar e forno) que completavam o conjunto agrícola.
O propósito de transformar a Casa num empreendimento turístico, para além da sua renovação, conduziu à criação de um novo edifício que viesse completar a área necessária para as oito unidades de alojamento requeridas.
O programa foi distribuído, de modo a que as áreas comuns se concentrassem no rés-do-chão da Casa principal, e as unidades de alojamento no seu piso superior e no novo edifício desenhado para tal. Através da demolição da cobertura e paredes envolventes do antigo lagar adjacente à Casa, foi libertado um novo espaço de jardim, para onde as novas salas se voltaram através de três vãos envidraçados.
O lastro do antigo lagar dá lugar à plataforma de acesso à nova piscina.
A alvenaria de pedra resultante desta demolição e da de outras construções, que ao longo dos tempos foram obstruindo o pátio, foi suficiente para construir as paredes envolventes do novo edifício que surge e preenche o limite sul do pátio de acesso.
Com a largura da antiga casa dos caseiros e num explícito compromisso com a paisagem a sul – o recorte do céu pelo maciço montanhoso da Serra da Estrela, é composto por três duplexes e dois quartos de casal.
TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Casa dos Feitais

Localização
Mangualde, Portugal

Arquitetura
Atelier José Lobo Almeida

Fotografias
José Campos

Ano Projeto
2015

PDFS
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal