Casa Eficiente

Categorias: Unifamiliar

Os clientes escolheram o loteamento onde será construído o seu novo lar em uma zona de grande expansão de Badajoz, justo na fronteira com Portugal, pois ele é professor de Universidade nessa cidade e ela médica em Portugal. Encomendaram uma casa de design contemporâneo e com um bom comportamento energético.

No terreno, onde existe uma moradia em avançado estado de degradação que deverá ser demolida, projeta-se a moradia de dois
andares, piscina, área de lazer e jardim com horta. No projeto procuram-se unir conceitos de arquitetura bioclimática e de eficiência energética, aproveitando ao máximo as captações de radiação solar e ventilações naturais e reduzindo a iluminação artificial.


A envolvente da casa projeta-se garantindo o maior conforto tanto térmico quanto acústico. O design da fachada inclui acabamento de tijolo visto autoventilado, melhorando o isolamento térmico da moradia. A laje do rés de chão será ventilada com o sistema de cofragem perdido tipo Caviti, isolando a laje graças à circulação de ar, protegendo das umidades e das emissões do gás radão. As coberturas planas da casa serão ajardinadas o que permitirá reduzir o consumo energético e as emissões de CO.


A climatização dos ambientes é obtida através do uso de um sistema  de piso radiante, o qual nos permite atingir um grau de conforto ótimo com uma temperatura da água menor, de apenas 35º. Para melhorar ainda mais a eficiência, o sistema será abastecido por energia geotérmica, limpa e renovável. A casa contará ainda com um sistema solar térmico para o aquecimento da água e está prevista a instalação de placas solares fotovoltaicas.

Estruturada em dois andares, no rés de chão localiza-se uma garagem para dois carros e a área de acesso, assim como o espaço principal da casa, que compreende um escritório reservado para o trabalho do pai, uma casa de banho, uma grande sala com dupla altura, uma ampla cozinha, e uma suíte. Sob a cozinha é projetado um porão para adega e despensa de alimentos. As paredes brancas refletem a luz para o interior e as amplas janelas e portas de vidro incluem o jardim exterior na composição espacial.


No primeiro piso localizam-se duas casas de banho e quatro quartos, dois deles com saída direta para o jardim na cobertura sobre a garagem. A entrada de luz zenital junto com uma combinação de materiais simples e naturais consegue transmitir uma sensação de calma e equilíbrio neste andar mais intimo. As zonas de dia e noite ficam assim organizadas por níveis e as atividades desenvolvem-se de forma natural.


No fundo do quintal, projeta-se uma área de churrasqueira coberta e descoberta, com casa de banho e arrecadação. Esse novo área de lazer, conecta com a casa através do jardim no que localiza-se a piscina de 30m² e com tratamento da água com a técnica de cloração de sal.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

NOME DO PROJETO

Casa Eficiente Família Salamanca

ARQUITETURA

Carrizosa Arquitectura (www.carrizosarq.com)

ANO DE PROJETO

2017-2018

PROGRAMA

Lazer

LOCALIZAÇÃO

Badajoz, Espanha

CLIENTES

Santiago Salamanca e Teresa Pérez

ANO INICIO DA CONSTRUÇÃO

2019

ÁREA DO TERRENO

495.00 m² 

ÁREA DE CONSTRUÇÃO

335.0 m² 

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Biblioteca BIM Leca ®

»