Casa em Alfama

Categorias: Unifamiliar
No alto de Alfama, abaixo do Mosteiro de São Vicente de Fora e junto ao Panteão Nacional, acha-se um pequeno largo que se estabelece como uma pausa singular na topografia acentuadamente descendente que nos conduz ao rio.
A operação trata da recuperação de um dos edifícios limítrofes, de base medieval, que se constitui já como exemplo raro num conjunto dominado por edificações posteriores ao terramoto de 1755. Trata-se de um edifício popular que resulta da desanexação de um conjunto palaciano maior, ainda subsistente, e que serve, actualmente, uma escola do ensino superior.
A ocupação deste pequeno edifício foi gerando, ao longo dos tempos, novos muros que definiram subdivisões internas que resultaram no estabelecimento de uma casa servida por dois pátios. A casa foi ampliada e alterada, e os pátios foram sendo ocupados por outras construções de apoio, tendo o conjunto chegado aos nossos dias bastante deformado e arruinado.

 

A intervenção pretende esclarecer o argumento interno do conjunto, reforçando o seu sentido mais intrínseco. Se são os pátios que determinam a organização, é nos seus intervalos que se dispõe o programa.
Desta operação resultam quatro espaços exteriores, intercalados por estreitos lugares de abrigo. O conjunto, por fim, remete para a ideia da ruína, pelo carácter destelhado do conjunto; remete para a contenção, pela natureza e parcimónia das celas habitáveis; e remete para o prazer, pela disponibilidade com que se exploram os pátios – enquanto salas exteriores, destituídas de função imediata. Uma destas salas exteriores acha-se inundada de água, fechando um ciclo que, no labirinto de ligações, se perpetua.
TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Casa em Alfama

 

Localização

Alfama, Lisboa, Portugal

 

Arquitetura

Matos Gameiro Arquitectos

 

Arquiteto Responsável

Pedro Matos Gameiro

 

Colaboração

Paulo Dias, Francisco Cunha, Abílio Silva, Francesco Mariani, Faustine Villeneuve

 

Área

140.0 m2

 

Ano do projeto

2012-2016

 

Estruturas

João Paulo Cardoso – PRPC, engenheiros

 

Fabricantes

CYMISA, FSB, JNF, THPG, Ofa, Azulima, SimonsWerk, Hager, Weber

 

Fotografias

Daniel Malhão

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE