Casa em Barcelos

Categorias: Unifamiliar
Projeto de arquitetura de Rui Grazina para habitação unifamiliar em Cambeses, concelho de Barcelos.
A construção foi iniciada em Novembro de 2008, tendo sido concluída em 2011.
O terreno possui uma área de 3400 m2 estando grande parte situado em zona florestal protegida. A habitação possui 300m2 de área de implantação, e uma área bruta de construção de cerca de 290m2.

A implantação é desenhada na articulação entre a construção existente e o alinhamento de um novo arruamento proposto. O acesso à habitação é efectuado por este novo arruamento, que conduz através de rampa automóvel à garagem, ou através de um percurso pedonal à entrada da habitação.

Em termos programáticos, e tendo em conta o contexto e as características da envolvente, foi nosso objectivo orientar os espaços comuns da habitação para nascente, visto que é o lado onde se encontram os pontos visualmente mais interessantes, assim com orientar os quartos a sul pela qualidade da exposição solar e pelas características de privacidade e relacionamento com o terreno.

A poente orientam-se a sala de trabalho e um dos quartos. Deste lado o terreno está à cota do piso superior, e estabelece-se desta forma uma ligação de continuidade entre interior e exterior.

Em termos globais, podemos considerar que no piso inferior se situam as zonas públicas e no piso superior as zonas privadas da habitação.

Devido à pendente acentuada do terreno, a habitação tem dois pisos no lado oriental e apenas um do lado ocidental. Assim, neste lado, uma parte considerável da estrutura da casa é enterrada. Esta secção da habitação é suportada por de uma parede estrutural de betão, que permite a criação do espaço de garagem subterrâneo.

O espaço de entrada pedonal é igualmente enquadrado por dois muros de betão, que fazem a transição entre o nível de entrada na propriedade e a cota do piso térreo.

Sobre esta estrutura de betão é montada uma estrutura de aço leve, que é rematada por um sistema de isolamento para fachada. Os interiores são construídos principalmente com o uso de sistemas de revestimento a seco, madeira maciças e mdf lacado.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA
Projeto
Casa em Barcelos


Localização
Cambeses, Barcelos, Portugal

Arquitetura
Rui Grazina Arquitetura+Design

Área total

300m2

Área bruta de construção

290m2

Área total do terreno
3300m2

Construção
Engiaço Construções Técnicas, Braga

Data
2008/2011

Fotografias

Nelson Garrido
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Workshop

Como Vender o Que Não Se Vê

Formação

Renderização e Pós-Produção Nível I