Casa em Beja

Inserido na malha histórica da cidade de Beja, este apartamento desenvolve-se em três pisos: o piso da entrada contém apenas a escada de acesso ao primeiro andar, onde se desenvolvem uma sequência de espaços interligadas – salas, cozinha e um quarto e instalação sanitária.

No segundo piso existe mais um quarto e um pequeno terraço com vistas sobre a cidade histórica. O coração da casa é a sala de estar, com um vista dupla (nordeste – sudoeste), suspensa como uma ponte sobre a rua pública, criando nesta uma passagem coberta.

Este projeto de renovação parte de uma abordagem de simplificação do existente, respeitando as características tipológicas e figurativas e da arquitetura tradicional alentejana.

O interior é caracterizado por uma luz permanente, reflectida das paredes brancas da envolvente: os tons claros das superfícies das paredes, portas e mobiliário, em contraste com os pavimentos em madeira natural, oferecem uma atmosfera neutra sobre a qual a luz reverbera alegremente.

Na sala de estar, um elemento singular destaca-se do fundo branco das paredes: a nova escada de acesso ao segundo andar – um volume branco suspenso no vazio e pintado no seu interior de vermelho escuro.

“Um gesto reconhecível que, com o seu desenho claro e o uso entusiástico da cor, assinala com elegância e delicadeza o traço da intervenção contemporânea sobre o edifício pré-existente”.(1)

No fundo, esta recuperação acaba por ser um hino à luz e às cores locais, configurando um habitar contemporâneo.

 

1. “A bright and lively apartment in Portugal”, in https://www.domusweb.it/en/interiors/gallery/2022/12/26/a- bright-and-lively-apartment-in-beha.html

 

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Translator

 

Projeto
Casa em Beja

Localização
Beja, Portugal

Cliente
Privado

Arquitetura
Helena Botelho Arquitectura

Arquiteta Responsável
Helena Botelho

Equipa
Gabriele Paravati, Luca Maffei

Fiscalização
Helena Botelho Arquitectura

Construção
RDF Construções

Empresa / Produto
Oficina Raul Cofones  . Serralharias
Carpintaria Três Irmãos .  Carpintarias
Richimi Factory . Microcimento

Fotografias
© do mal o menos — Eduardo Nascimento

Área bruta construída
88 m2

Ano de conclusão do projeto
2022

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE