Somados todos requisitos do proprietário, eram aproximadamente 650, os metros quadrados de habitação necessários para servir as seis pessoas desta família, que teriam de se repartir por 3 pisos a fim de resolver os cerca de 10 metros de diferença de cota entre os extremos longitudinais do terreno.
O terreno era bom. Orientado a poente e com uma larga panorâmica da cidade de Guimarães. Fazia sentido tirar partido deste argumento e favorecer as zonas sociais e zonas privadas principais com a luz e a vista proveniente desta orientação.
No piso térreo encontrava‐se a maior área de terreno utilizável, como tal é aí que se localizam as salas cozinha e o deck da piscina sempre com a possibilidade de fazer com que o espaço interior e exterior destas se fundam com o movimento dos vãos.
No piso intermédio estão os quatro quartos da casa e o piso mais elevado funciona como o acesso principal da casa quer pedonal quer rodoviário. Aqui colocamos também o escritório e uma varanda exterior que usufrui da melhor vista de todo o edifício.
O cinza dos volumes integram o edifício na envolvente e os pátios interiores transformam a sua massa em zonas contemplativas.
Projeto
Casa em Guimarães
Localização
Guimarães, Portugal
Arquitetos
AZO. Sequeira Arquitectos Associados
Autores
Mário Sequeira, Alfredo Machado
Colaboradores
Nuno Veiga
Área
650.0 m2
Estrutura
Engª Carlos Alves
Ano do projeto
2010
Fotografias
Nelson Garrido