Casa em Guimarães

Categorias: Unifamiliar

Somados todos requisitos do proprietário, eram aproximadamente 650, os metros quadrados de habitação necessários para servir as seis pessoas desta família, que teriam de se repartir por 3 pisos a fim de resolver os cerca de 10 metros de diferença de cota entre os extremos longitudinais do terreno.

O terreno era bom. Orientado a poente e com uma larga panorâmica da cidade de Guimarães. Fazia sentido tirar partido deste argumento e favorecer as zonas sociais e zonas privadas principais com a luz e a vista proveniente desta orientação.

No piso térreo encontrava‐se a maior área de terreno utilizável, como tal é aí que se localizam as salas cozinha e o deck da piscina sempre com a possibilidade de fazer com que o espaço interior e exterior destas se fundam com o movimento dos vãos.

No piso intermédio estão os quatro quartos da casa e o piso mais elevado funciona como o acesso principal da casa quer pedonal quer rodoviário. Aqui colocamos também o escritório e uma varanda exterior que usufrui da melhor vista de todo o edifício.

O cinza dos volumes integram o edifício na envolvente e os pátios interiores transformam a sua massa em zonas contemplativas.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Casa em Guimarães

Localização

Guimarães, Portugal

Arquitetos

AZO. Sequeira Arquitectos Associados

Autores

Mário Sequeira, Alfredo Machado

Colaboradores

Nuno Veiga

Área

650.0 m2

Estrutura

Engª Carlos Alves

Ano do projeto

2010

Fotografias

Nelson Garrido

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?  

3DHR Multimédia

Desenvolvemos projetos em 3D para arquitetura e design interiores