Casa em Infias

O projeto da casa de Infias reflete a integração das características naturais do local, assumindo um caráter topográfico com construção em semi-cave que se adapta ao declive do terreno para poente. 

Este gesto assume uma reinterpretação da casa Minhota, sendo reconhecíveis três momentos arquitetónicos: (i) a semi-cave onde se localizam as áreas de apoio (garagem, zona técnica, arrumos), equivalente às alfaias; (ii) a generosa varanda exterior a sul/poente, que representa a eira; e (iii) a área habitável da casa no piso 0. 

Programaticamente definem-se duas zonas distintas: área privada a nascente e área social a sul/poente; a mediar ambas, os espaços de serviço (casas de banho, despensa, lavandaria). A varanda assume grande continuidade com a sala e cozinha, permitindo que o uso da habitação flua naturalmente para o exterior.

A identidade da casa reflete a celebração da pedra, material nobre do Minho. O granito define o embasamento da construção, prolongando-se para o piso 0, no lado sul, onde desenha um dos momentos mais expressivos da casa, o percurso de entrada.

O interior é depurado, branco, com subtis apontamentos a realçar a textura da madeira, à espera que o tempo leve os seus habitantes a transformá-lo no seu lar. 

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Casa em Infias

Localização

Infias, Vizela, Portugal

Arquitetura

felixARQS – Daniel félix Arquitectos

Arquitecto responsável

Daniel Félix

Colaboradores

Daniel Monteiro, Florbela Moura

Projetos de especialidades

Anabela Salgado (PN10), David Magalhães (Ambiestudos)

Fotografias

Guilherme Silva (Poweb)

Área bruta construída

330m2

Projeto

2017-2018

Obra concluída

2022

PDFS
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Biblioteca BIM Leca ®

»