Na serra de Monchique, entre montes e vales, aproveitando uma situação extraordinária situa-se esta casa térrea. Implantada numa vertente Sul, com acesso por estrada alcatroada pequena e sinuosa, jaz sobre um dos vários socalcos existentes que rasgam a inclinação acentuada para obter pequenos patamares cultiváveis. É neste cenário que se chega para contemplar toda a vista desafogada sobre parte da costa algarvia e mar. Os pequenos montes vão sendo diluídos à medida que a distância aumenta e todo o percurso do sol é visível da borda da piscina.
Da curva da estrada acede-se à casa através de uma rampa em funil que agarra as linhas principais e definidoras do projecto: a linha do muro de suporte em betão, à semelhança dos socalcos em pedra; e a linha da casa, também ela de betão, que se mantém a direito entre os socalcos. Para além do volume principal, desenha-se uma pequena casa, mais longe, sob um sobreiro, com acesso independente e agarrada ao muro de betão. Destina-se ao convidado especial, o mestre, aquele que aprecia o silêncio, a meditação e a experiência transcendental.
O projecto é então definido pela paisagem, pela relação entre os dois volumes construídos, pela piscina de bordo livre que espelha tudo para dentro dos diversos espaços que compõe a casa. O resto é materialidade, simples e transparente, com o betão a reproduzir as madeiras fossilizadas nos seus paramentos, o alumínio mais fino possível e a pedra de granito amaciado, ou em cubos, que anda dentro e fora da casa, jogando com os limites das coisas. Se o Yoga é a arquitectura da paz, então aqui temos tudo para meditar sobre esse ensinamento.
Projeto
Casa em Monchique
Localização
Monchique, Algarve, Portugal
Arquitetura
Pereira Miguel Arquitectos
Arquitetos Responsáveis
Luís Pereira Miguel, Filipe Martins Correia
Colaboração
Mafalda Mena
Fabricantes
Gryrofocus,
Fabri,
Pur Natur,
Waterworks by Sanibano,
Jofebar.
Construção
Paviana Construções
Fotografias
FG+SG | Fernando Guerra
Área
350.0 m²
Ano
2018