Casa em Palão

Categorias: Unifamiliar

A intervenção tem início com a recuperação/restauro da antiga casa de família, o local onde tudo começou. Nesse processo a casa existente retorna ao seu estado original, através da reconstrução das portas, janelas, portadas, pavimento e teto em madeira, pintadas a óleo, de acordo com as cores de origem. A cobertura é igualmente restaurada com a base da estrutura existente, apenas substituindo os elementos extremamente danificados por novos, no mesmo material e mantendo-se as telhas, agora lavadas e substituindo as danificadas por outras da mesma época. No exterior as paredes recebem pintura acrílica com a textura e cor original.

 

Os muros de terra batida (adobe), que definem o pátio, possuem uma forte presença, contudo, devido a materialidade dessa técnica, encontravam-se desgastados pela intempérie. A solução passou pelo recobrimento destes com uma massa cimentícia, feita com a mesma terra vermelha utilizada na execução dos muros, extraída do mesmo local, sendo o resultado um “adobe de cimento” que repõe a plasticidade original e ganha as propriedades de resistência e durabilidade dos materiais modernos.

 

Para além da memória, explora-se a relação sempre delicada entre passado e presente, para acrescentar o novo programa pretendido pelo cliente. Ao observar a casa, simples e tradicional, o volume desta destaca-se em meio ao ocre das construções envolventes feitas em adobe. É a partir da leitura desse paralelepípedo, com quatro águas, que nasce um novo volume, sósia dessa casa, numa leitura contemporânea e, por isso, livre dos tradicionais traços, adornos e marcações que a arquitectura vernacular tão bem expressou naquela pequena casa.

 

Esse “presente” simples e básico implanta-se no terreno, que outrora foi o primeiro aviário dessa família, situado entre a parede de pé direito duplo do palheiro e a empena daquele que foi o segundo aviário: o “grande aviário”. Esse volume, então restrito à memória da forma da casa original, cria um diálogo com esses limites físicos tão bem definidos. De um dos lados, esse volume, que representa o presente, abre-se para a parede de adobe do palheiro em toda a sua expressão, permitindo que o passado penetre o seu interior, numa relação visual direta, criando um momento de tensão passado/presente de grande beleza plástica e formal. Na face oposta assume a forma da empena, que se impõe num paralelismo imperfeito, com um ligeiro ângulo que acentua uma perspetiva, onde a tensão das formas semelhantes ganha uma incrível força pelo confronto das cores, que representam a quebra temporal entre elas.

 

Os largos muros de terra batida configuram a forma de um grande “U”, que remete metaforicamente ao gesto de um abraço, abarcando e protegendo o espaço mais íntimo do pátio. Desta forma, o programa aí desenvolvido remete para essa poética da união, nascendo aí a grande sala de convívio e refeição para os momentos de encontro da família. Novamente a memória surge na forma da cobertura, que retoma o formato dos telheiros que ali repousavam sobre os muros, surgindo uma grande e contínua fachada em vidro, que liberta o interior para o exterior e permite a contínua leitura desse “abraço” que os muros expressam sobre o conjunto.

 

A ligação entre esses dois volumes é feita por um elemento icónico nessa relação passado/presente, uma “ponte” que assume o volume marcado de um corredor e que faz essa ligação pelo local onde anteriormente existia o ponto de transição entre o pátio e o aviário.

 

A expressão final desta intervenção assume marcadamente a presença dos novos volumes edificados e, por essa mesma razão, destaca fortemente, por contraste, todo o conjunto edificado existente, conferindo-lhe igual protagonismo. A tensão entre passado e presente é assim materializada e força essa mesma leitura, que se faz sentir, mesmo que de maneira subconsciente, ao mais distraído, que para ela lance um ligeiro olhar furtivo.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Casa em Palão

 

Localização

Palão, Meirinhas, Pombal, Portugal

 

Arquitectura

Marcelo Laguna

 

Interiores

Quattro Galeria

 

Construçao

Meigal Construção

 

 

 

 

VÍDEOS
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Webinars Leca®

Inscreva-se!