Casa em Soutelo

A casa está localizada em Soutelo, uma pequena freguesia a 15 quilometros do centro da cidade de Braga. Esta remodelação está inserida numa área com características rurais muito marcantes. A habitação é distribuída por três edifícios: dois pré-existentes e um com nova volumetria.

A topografia do terreno facilita a implantação da proposta, permitindo um bom funcionamento e articulação de todas as valências sem nunca se traduzir numa construção compacta nem de volumetria elevada, mantendo com a envolvente uma relação equilibrada, permitindo em simultâneo a criação de espaços exteriores úteis e utilizáveis.

Os dois edifícios existentes foram mantidos, embora num deles, por falta de consistência da forma e dos materiais, se tenha mantido apenas a fachada principal. Os edifícios desenvolvem-se num jardim com árvores de grande porte que foi recuperado. A manutenção das árvores existentes foi tida em conta no desenvolvimento do projeto, são elas a âncora de uma relação especial entre os espaços interiores e exteriores.

É no novo edifício que se desenvolvem as principais funções da habitação: quartos no piso superior e salas, cozinha, escritório, garagem e piscina interior no piso térreo; no piso inferior encontram-se as funções de carácter lúdico e existe uma ligação subterrânea entre edifícios.

A nova construção, de forma retangular, é paralela aos arruamentos existentes e abre-se para sul tirando o melhor partido da trajetória solar e das vistas. A escolha dos materiais teve em conta a uniformização pretendida para o conjunto edificado, predomina o uso do betão e da pedra natural Ataíja.

 

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Casa em Soutelo

Localização

Braga, Portugal

Arquitetura

AZO Arquitectos 

Equipa
Mario Sequeira, Pedro Soares, Jorge Vilela, Fátima Barroso
Engenharia
BO Associados
Fotografias
Nelson Garrido

Área

997 m²

Ano

2015

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Webinares de Formação Gratuitos

Saiba mais »