Casa Estremoz

Categorias: Unifamiliar

´En este solar hágame usted un gran patio e una buena galeria y, si sitio quedara, hágame usted también habitaciones´

Fernán Caballero, meados do séc XIX, Córdova

O terreno localiza-se a poente da cidade de Estremoz da qual dista, aproximadamente, 3km, integrando uma área rural constituída por propriedades pontuadas por construções destinadas à habitação e a apoios agrícolas. No último troço de acesso ao terreno, o caminho é ladeado por muros de pedra seca de baixa altura e desenvolve-se um pouco abaixo da linha de festo, definindo o limite de cota alta do terreno. Este, oblongo e sem ordem geométrica, prolonga-se para nascente, descendo até um pequeno vale onde desenha uma linha de àgua. Está povoado por um olival de métrica tradicional sem viabilidade de exploração agrícola.

A casa implanta-se numa zona onde a topografia do terreno se suaviza, interrompendo aí o movimento dominante de descida. Nesta zona com menor pendente localiza-se igualmente o ponto onde a vista sobre o castelo de Estremoz é mais evidente e interessante. A Torre de Menagem constitui-se como referência irrecusável.

Gera-se o desenho a partir de um claustro, com o qual se estabiliza e formaliza a implantação da casa, dando-lhe sentido e intencionalidade. Através dele são encenadas, formalmente, as transições, culminando o percurso no mencionado ponto de vista sobre o Castelo de Estremoz, junto ao tanque.

Os volumes que orbitam o claustro revelam, nos seus limites recortados, a topografia inconstante na qual o conjunto se ancora.

A Sul, um longo braço em forma de muro termina num volume que toca o limite do terreno marcando a pausa e gerando a sombra que anuncia a entrada e o início do percurso de acesso.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA
Projeto

Casa em Estremoz

 

Localização

Estremoz, Portugal

 

Arquitetura

Matos Gameiro arquitectos

 

Arquiteto responsável

Pedro Matos Gameiro

 

Colaboração

Bruno Antão, Abílio Silva, Josué Valente

 

Fundações e Estruturas

Paulo Cardoso

 

Electricidade

Joaquim Correia

 

Águas e Esgotos

Duarte Serrano

 

Térmica

Guilherme Carrilho da Graça

 

Ano

2012

 

Fotografias

Fernando Guerra | FG+SG

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Workshop . Porto

Como Vender o Que Não Se Vê

Workshop . Lisboa

Como Vender o Que Não Se Vê