Casa Fonte Boa

Categorias: Unifamiliar

A Casa Fonte Boa é uma habitação unifamiliar construída numa propriedade rural no lugar de Fartosa – Fonte Boa, no concelho de Penela, perto de Coimbra. O pequeno terreno agrícola, constituído maioritariamente por zonas de olival e vinha, situa-se no vale do Rabaçal, na confluência de formações rochosas como o monte Jerumelo, a Serra do Sicó ou a Serra do Espinhal.

A expressiva paisagem do vale, cuja ocupação com uma villa romana remonta ao séc. IV AC, é caracterizada por vegetação rasteira pontuada por oliveiras de grande porte.

A casa foi implantada no extremo poente da propriedade, protegida do caminho público que lhe dá acesso e tirando o melhor partido possível da exposição solar, da presença das árvores circundantes e da vista sobre os montes. O seu desenho procurou reduzir ao mínimo as alterações à morfologia do terreno (que descreve uma ligeira pendente no sentido Sudoeste-Nordeste) e manter o maior número possível de árvores pré-existentes no terreno.

Reinterpretando a tipologia da habitação tradicional, a casa é formada por um corpo retangular de dois pisos, com cobertura de duas águas revestida a chapa de zinco, cujo volume se solta do terreno através de um corpo de embasamento em concreto (ocupado por uma pequena garrafeira).

A partir da rua, a entrada faz-se através de uma interrupção no muro de pedra que limita a propriedade, dando acesso a uma zona de garagem descoberta. A garagem, aberta abaixo da cota do terreno, é delimitada por muros de concreto aparente, pelo pequeno volume semienterrado da lavandaria e pelas escadas de acesso à cota superior.

Uma sucessão de plataformas conduz ao patamar de entrada na casa, protegida com uma porta corta-vento. No interior, os dois pisos têm uma organização tripartida, com um espaço central de circulações e serviços que articula, ao nível do piso térreo, uma sala de refeições no lado Sudoeste e uma sala de estar no lado Nordeste e, no piso superior, um quarto de cada lado.

A comunicação entre os dois pisos é feita por um armário/escada que reforça a direção longitudinal da habitação. Todos os espaços interiores se relacionam com o exterior de modo particular, através de um conjunto de grandes vãos e pequenas janelas que intensificam, de formas muito diferentes, a ligação da casa com a paisagem.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Casa Fonte Boa
Localização
Fonte Boa, Portugal

 

Arquitetura
João Mendes Ribeiro

 

Colaboradores
Joana Figueiredo, Catarina Fortuna, Filipe Catarino
 
Fundações e Estruturas
Paulo Maranha (ECA Projectos)
 
Instalações Hidráulicas
Paulo Sampaio (ECA Projectos)
 
Instalações Elétricas
Luís Ribeiro (ECA Projectos)
 
Empreiteiro
Civifran

 

Área
180.0 m²

 

Ano do projeto
2015

 

Fotografias
José Campos
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE