Dada a topografia do terreno existente, e de forma a tirar o maior proveito dos espaços exteriores, a Casa Formosa desenvolve-se em dois pisos.
O piso superior – piso 0, que se encontra à cota dos arruamentos, será o piso do acesso principal e onde estarão localizados os espaços privados e o escritório. Os espaços comuns de lazer e de serviços desenvolvem-se ao longo do piso inferior – piso -1. Desta forma podemos tirar um melhor aproveitamento dos espaços exteriores previstos no interior do terreno, que se encontra a uma cota bastante inferior à da entrada principal.
A habitação apresenta, enquanto elemento principal e de referência, todo o volume do piso 0. Um volume inspirado na arquitetura tradicional portuguesa, com um traçado simples e cobertura de duas águas. Este volume de destaque estará como que assente no volume que constitui o piso -1, tratando-se de uma volumetria mais ortogonal e contemporânea.
Foi-nos solicitada uma proposta cuja manutenção dos revestimentos exteriores fosse mínima. Desta forma, optou-se por atribuir ao volume de destaque um revestimento uniforme, ou seja, este volume é totalmente revestido por telha cerâmica cinza antracite – cobertura e paredes exteriores. Já o volume inferior optou-se por revestimento cerâmico mais claro.
O resultado final pretendido é a fusão entre o tradicional e o contemporâneo; o rústico e o elegante; não apenas através das formas, mas também pelos materiais e cores dos acabamentos.
Organização espacial
O acesso pedonal será feito através da Travessa das Formosas, rua de acesso à habitação que, através de um circuito interno nos irá conduzir à porta de entrada e nos dará acesso ao hall. O acesso automóvel será feito pela mesma rua que, através de uma rampa interior, encaminhará os carros para a garagem – espaço esse com capacidade para estacionar dois carros.
A recepção principal da habitação será realizada num hall. Este localiza-se na extremidade norte do piso de acesso e servirá como um eixo que divide os espaços privados dos espaços comuns de serviços e lazer – que se localizam no piso inferior.
A partir do hall, e em direção aos espaços comuns, somos encaminhados para as escadas de acesso ao piso inferior. Chegando ao piso -1 encontramos, do lado nascente, a zona de estar e lazer, e a instalação sanitária de serviço; do lado poente, podemos encontrar a zona de refeições e cozinha, que funciona em open space. Por detrás destes espaços, como que se tratasse de um backstage, podemos encontrar a despensa; a lavandaria e tratamento de roupa; e uma antecâmara, com armário técnico, de acesso à garagem e depósito da lenha.
No piso de acesso, e a partir do hall, é onde temos acesso ao escritório e aos espaços mais restritos da habitação. Contíguo ao hall podemos encontrar o escritório – com acesso a um terraço exterior. A localização deste espaço foi criteriosamente estudada de forma a permitir o acesso de pessoas externas, sem que para isso tivessem de cruzar os espaços comuns ou entrar na zona privada. De seguida, e percorrendo um corredor, encontramos a instalação sanitária geral, dois quartos e a master suite – composta por zona de dormir, closet, instalação sanitária privada e um pátio interior privado. Os quartos e master suite têm acesso a uma varanda coberta.
Todos os espaços encontram-se claramente abertos para o exterior através de enormes panos de vidro, podendo desta forma ter, não apenas acesso direto ao exterior e aproveitamento da entrada de luz natural, mas também usufruir da esplêndida paisagem que esta proposta possibilita.
https://www.behance.net/arkmo_arquit_design
https://www.behance.net/gallery/194912049/CASA-FORMOSA-Formosa-House
Projeto
Casa Formosa
Tipo
Construção de habitação unifamiliar
Localização
Tamel (São Pedro Fins), Barcelos – Portugal
Arquitetura
ARKMO – Arquitetura & Design
Estado
Em licenciamento
Área
430.00 m²
Ano do projeto
2023