Casa Foros do Domingão

Casa Foros do Domingão – A rua onde o lote se insere apresenta uma malha urbana pouco rigorosa. O novo lote possui uma relação física, a sul, com a futura Rua do Olival e a Norte com o lote urbano de que resultou o seu destaque.

A intenção de ocupação é clara prevendo-se atingir o máximo de privacidade possível. Gerada por um conteúdo programático bastante comum, um t3 distribuído por um conjunto de áreas sociais e privadas entre pátios. A casa organiza-se através pátios exteriores que vão marcando um ritmo construtivo, onde adquirem uma importância organizativa fundamental. Esta ideia de que a casa é gerada por um conjunto de vazios (pátios), confere uma disciplina de vivência privada de enorme cumplicidade.

O desenho volumétrico da proposta pretende estabelecer princípios harmoniosos com o envolvente, traduzindo-se num elemento não dominante.

A ocupação interior vivencial destaca duas realidades distintas, uma na componente social localizada na zona cozinha e sala que permite a extensão ao exterior e a permeabilidade com a piscina e uma instalação sanitária cumpridora dos requisitos regulamentares relativos à acessibilidade. A componente privada vivenciada pelas três suítes com pátios privados, complementadas com uma instalação sanitária completa e closet.

As fachadas exploram a ideia de leitura cega, onde aparentemente a casa se fecha em si mesma. Beneficiando da exposição solar, a nascente e sul, a casa abre-se para o exterior a partir do interior. Mais a Norte, zona oposta à Rua do Olival, desenvolve-se toda a componente lúdica, piscina e jardim, salvaguardando o recato da esfera privada.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Casa Foros do Domingão

Localização

Ponte de Sor, Portugal

Arquitetura

Daniel Freire Luís, Arquitetos

Arquiteto Responsável

Arq. Daniel Freire Luís

Colaboradores

Arq. Marco Ribeiro

Arq. Filipa Pereira

Engenharia

ENGIBULDING

Fiscalização

CMendes Engenharia

Imagem 3D

Arq. Emanuel Ferreira

Área Construção (m2)

230 m2

Data do Projeto

2022

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?  

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.