Casa Galvão 1

Casa Galvão 1 –

Do lote existente, correspondente a uma metade de quarteirão com frentes para duas ruas e um largo, fazia parte um conjunto de três edifícios, dispares em uso, volumetria e acabamentos de fachada.

O projeto teve como premissa inicial a requalificação dos dois edifícios habitacionais pré-existentes de apenas um piso e a demolição total do edifício armazém no canto Norte do conjunto, em elevado estado de degradação. O programa pretendido era um conjunto de 4 habitações autónomas, com a maior otimização de área possível, sem prejuízo da inserção urbana do conjunto.

O projeto consistiu assim na ampliação vertical do edifício de gaveto Sul (aumento de um piso superior e sótão) e na ampliação vertical e horizontal do edifico “vinhos e tabacos”, pela não só pelo também aumento de um piso superior e sótão, como pelo aumento da sua área de implantação com construção nova, no anterior lugar do armazém Norte, esta tratada com parte integrante do edifício pré-existente ampliado.

O resultado são duas novas volumetrias, dois novos edifícios cada um com duas habitações autónomas e ambos partindo da integração de pré-existências ao nível do piso térreo.

Os interiores das duas habitações de gaveto Sul e Norte implantaram-se tendo em conta que cada habitação dispõe de duas fachadas para iluminação e ventilação –a habitação Sul tem orientação solar Este-Sul e a habitação Norte tem orientação solar Este-Norte. As duas habitações interiores contíguas funcionam em tipologia de casa-pátio, uma vez dispondo apenas da fachada de rua Este e por isso tendo sido criados dois vazios para iluminação e ventilação.

O principal desafio que se colocou foi a unificação do conjunto projetado, a par da preservação dos elementos arquitetónicos de valor não só para o Município, como para a comunidade local.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Casa Galvão 1 🔗

 

Cliente

Privado

 

Localização

Lisboa, Portugal

 

Arquitetura

Atelier Cais 🔗

 

Arquitetos Responsáveis

Guilherme Bivar e Marta Pavão

 

Colaboração

Sara Brandão

 

Fotografias

Francisco Nogueira

 

Ano

2021

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE