Casa Gandra

A Casa em Gandra na margem direita do rio Cávado encontra-se junto à ponte metálica que liga Fão à cidade de Esposende, no Norte de Portugal.

A habitação unifamiliar de um único piso é a última construção que antecede a área de protecção das margens do rio. A implantação permite proteger a área da piscina e o alpendre da cozinha dos ventos de Norte muito comuns nesta região.
O acesso da rua da Ribeira até à garagem e à entrada principal da habitação é realizado pela zona Nascente por um pavimento em betão negro afagado. Permitindo libertar a área do terreno poente/sul para a piscina e o jardim com vistas para o rio.
A organização interior tem como ponto de referência o corredor central iluminado pelo pátio da Oliveira, que comunica com todos os espaços. Na zona da frente temos a sala principal com a cozinha que se prolonga até ao deck exterior da piscina. A poente temos os dois quartos e a suite voltados para o rio, a nascente o escritório e a lavandaria, e na zona posterior temos a garagem e a zona de arrumos com a casa das máquinas.
Sobre os materiais de acabamento, no interior o pavimento principal é o soalho de eucalipto que percorre todos os espaços, com excepção dos quartos de banho e lavandaria que são revestidos com mármore branco da Grécia, da cozinha com o silestone branco junto da bancada e o betão negro afagado na garagem e casa das máquinas.
TAGS
FICHA TÉCNICA
Projeto
Casa Gandra
Localização
Rua da Ribeira, Gandra, Esposende
Arquitetura
Raulino Silva Arquitecto
Ano do Projeto
2012-2013
Ano da Construção
2013-2015
Fotografias
João Morgado
FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Archicad 24

Clique aqui para saber mais.

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal